A organização do trabalho pedagógico (OTP) e seus reflexos no rendimento escolar: uma revisão da literatura
The organization of pedagogical work (OTP) and its impact on academic performance: a literature review
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1231Palavras-chave:
Organização do trabalho pedagógico; Rendimento escolar; Trabalho pedagógico.Resumo
A organização do trabalho pedagógico (OTP) é um conjunto de práticas que exerce influência significativa no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no rendimento escolar. Essa organização abrange elementos fundamentais como o planejamento coletivo, gestão do tempo escolar, avaliação contínua e formação dos profissionais da educação, que, apesar de serem interdependentes, quando não executados continuamente e em conjunto, refletem negativamente na qualidade do ensino. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão da literatura, como a organização do trabalho pedagógico no ambiente escolar influencia o rendimento dos alunos. A literatura aponta que muitas instituições de ensino, especialmente aquelas da esfera pública, enfrentam desafios quanto à organização do trabalho pedagógico, principalmente a precariedade da infraestrutura nas escolas, a insuficiência de materiais didáticos disponibilizados, à falta de formação continuada para os professores, a alta rotatividade dos profissionais, a ausência de apoio institucional, a fragilização da gestão escolar, a falta de tempo para o planejamento coletivo e a desatualização do currículo escolar. Tais obstáculos comprometem as atividades pedagógicas, afetando a qualidade do ensino, e consequentemente, o rendimento escolar dos estudantes. Dessa forma, políticas públicas voltadas à valorização dos profissionais da educação, à melhoria das condições de trabalho e à disponibilização e ao incentivo à formação permanente, tornam-se fundamentais para o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico e para a promoção de uma educação de qualidade.
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