A organização do trabalho pedagógico (OTP) e seus reflexos no rendimento escolar: uma revisão da literatura

The organization of pedagogical work (OTP) and its impact on academic performance: a literature review

Autores

  • Andreia Rocha de Macedo Autor
  • Elilcileth do Amaral Brandão Autor
  • Irailce Silva Cardoso Autor
  • Raquel do Amaral Mesquita Autor
  • Regina Brandão Silva Autor
  • Tatiane Costa Silva Autor
  • Francisca Vilani de Souza Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1231

Palavras-chave:

Organização do trabalho pedagógico; Rendimento escolar; Trabalho pedagógico.

Resumo

A organização do trabalho pedagógico (OTP) é um conjunto de práticas que exerce influência significativa no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no rendimento escolar. Essa organização abrange elementos fundamentais como o planejamento coletivo, gestão do tempo escolar, avaliação contínua e formação dos profissionais da educação, que, apesar de serem interdependentes, quando não executados continuamente e em conjunto, refletem negativamente na qualidade do ensino. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão da literatura, como a organização do trabalho pedagógico no ambiente escolar influencia o rendimento dos alunos. A literatura aponta que muitas instituições de ensino, especialmente aquelas da esfera pública, enfrentam desafios quanto à organização do trabalho pedagógico, principalmente a precariedade da infraestrutura nas escolas, a insuficiência de materiais didáticos disponibilizados, à falta de formação continuada para os professores, a alta rotatividade dos profissionais, a ausência de apoio institucional, a fragilização da gestão escolar, a falta de tempo para o planejamento coletivo e a desatualização do currículo escolar. Tais obstáculos comprometem as atividades pedagógicas, afetando a qualidade do ensino, e consequentemente, o rendimento escolar dos estudantes. Dessa forma, políticas públicas voltadas à valorização dos profissionais da educação, à melhoria das condições de trabalho e à disponibilização e ao incentivo à formação permanente, tornam-se fundamentais para o fortalecimento da organização do trabalho pedagógico e para a promoção de uma educação de qualidade.

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Arquivos adicionais

Publicado

06.08.2025

Como Citar

MACEDO , Andreia Rocha de; BRANDÃO, Elilcileth do Amaral; CARDOSO, Irailce Silva; MESQUITA, Raquel do Amaral; SILVA, Regina Brandão; SILVA, Tatiane Costa; SOUZA, Francisca Vilani de. A organização do trabalho pedagógico (OTP) e seus reflexos no rendimento escolar: uma revisão da literatura: The organization of pedagogical work (OTP) and its impact on academic performance: a literature review. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1231. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1231. Acesso em: 5 set. 2025.