A presença da educação ambiental na educação infantil: estudo em creches de Santo André/SP – Brasil

The presence of environmental education in early childhood education: a study in daycare centers in Santo André/SP - Brazil

Autores

  • Maria Ignêz Mazzaro da Costa Longo Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1273

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação Infantil. Prática Sustentável.

Resumo

O planeta passa por um período de degradação preocupante que tem afetado o clima e a saúde dos seres que nele habitam, mostrando urgência em mudança de comportamento, pois se trata da saúde de nosso lar. Esta mudança se encontra na Educação Ambiental. Este trabalho tem como objetivo analisar, como é trabalhada a Educação Ambiental pelos professores de Educação Infantil na Creche Municipal de Santo André. Foram pesquisadas quatorze professoras pertencentes à duas Creches Municipais de Santo André (São Paulo/ Brasil). A metodologia desta pesquisa teve enfoque qualitativo. Quanto ao procedimento foi realizado Pesquisa Bibliográfica, Documental e Pesquisa de Campo. Os resultados obtidos indicam que todas sabem que a Educação Ambiental deve estar incluída no currículo das escolas, grande parte tem conhecimento que Santo André oferece formação em Educação Ambiental, abaixo da metade tem conhecimento de Leis Ambientais e nenhuma tem especialização ou pós em Educação Ambiental. Estes resultados sugerem que todas as professoras, desde a Educação Infantil, tenham formação em Legislação Ambiental e Educação Ambiental para complementar e enriquecer suas práticas pedagógicas.

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Arquivos adicionais

Publicado

18.08.2025

Como Citar

LONGO, Maria Ignêz Mazzaro da Costa. A presença da educação ambiental na educação infantil: estudo em creches de Santo André/SP – Brasil: The presence of environmental education in early childhood education: a study in daycare centers in Santo André/SP - Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1273. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1273. Acesso em: 4 set. 2025.