Ensino de libras para estudante cego do curso licenciatura da computação: relato de experiência
Teaching Brazilian Sign Language (Libras) to a Blind Student in the Computer Science Undergraduate Program: An Experience Report
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1372Palavras-chave:
Libras. Libras-Tátil. Tecnologia assistiva. Adaptações metodológicas.Resumo
Este relato de experiência descreve o processo de ensino da disciplina de Libras para um estudante cego do curso de Licenciatura em Computação no IFPE – Campus Afogados da Ingazeira. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre práticas metodológicas, adaptações e recursos utilizados, analisando seus êxitos e limitações. A metodologia adotada consistiu em entrevistas semiestruturadas com a professora responsável e o estudante, complementadas pela observação do processo pedagógico. Foram aplicadas estratégias como Libras tátil, produção de materiais em alto-relevo, uso de audiodescrição, adaptação de slides e elaboração de conteúdos em braille e em formatos digitais compatíveis com leitores de tela. O apoio da turma, a atuação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) e o acompanhamento por tutor de pares também contribuíram para o processo inclusivo. Identificaram-se, contudo, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina, à assimilação das expressões faciais e à falta de tempo para prática fora do ambiente escolar. Apesar dos desafios, o estudo evidencia que, com estratégias adequadas e formação docente continuada, é possível promover a inclusão efetiva de estudantes com deficiência visual no ensino da Libras. Ressalta-se que o processo inclusivo beneficia não apenas o estudante com deficiência, mas toda a comunidade acadêmica, estimulando práticas pedagógicas mais acessíveis e reflexivas.
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Referências
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