Os movimentos sociais do Brasil: da virtude ao vício
The social movements of Brazil: from virtue to addiction
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1452Palavras-chave:
movimentos sociais, Brasil, cidadania, engajamento social, conflito social.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a evolução dos movimentos sociais no Brasil, examinando como tais mobilizações transitam entre práticas virtuosas de engajamento social e manifestações que podem apresentar aspectos de conflito ou desvio de objetivos, caracterizados como vícios institucionais ou sociais. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, considerando obras acadêmicas, artigos científicos e documentos históricos que abordem a formação, desenvolvimento e impactos dos movimentos sociais no contexto brasileiro. Serão discutidos aspectos políticos, culturais e econômicos que influenciam a atuação desses grupos, bem como suas contribuições para a consolidação da cidadania, democracia e justiça social. Espera-se identificar padrões de atuação virtuosa, como a defesa de direitos e inclusão social, e situações em que os movimentos sociais podem ser instrumentalizados para fins questionáveis ou conflituosos, refletindo tensões estruturais da sociedade. A conclusão do estudo reforçará a importância do entendimento crítico dos movimentos sociais como fenômenos dinâmicos, capazes de gerar mudanças positivas, mas também sujeitos a práticas que podem comprometer seus objetivos originais.
Downloads
Referências
AVRITZER, Leonardo (org.). Sociedade Civil e Democratização. Belo Horizonte: Del Rey, 1994.
CORREIA, F. João Carlos. Comunicação e Cidadania: os Media e as Identidades nas Sociedades Pluralistas. Portugal: Universidade da Beira Interior, 2001. Tese de Doutorado.
DURIGUETTO, M. L. Sociedade civil, esfera pública, terceiro setor: a dança dos conceitos. Serviço Social & Sociedade. Juiz de Fora: Cortez, n. 81, mar. 2005.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. São Paulo: Cortez, 1985.
GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005.
GOHN, Maria da Glória (org.). Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004.
PAOLI, Maria Célia. Movimentos Sociais no Brasil: em busca de um estatuto político. In: HELLMANN, Michaela (org.). Movimentos Sociais e Democracia no Brasil: “Sem a gente não tem jeito”. São Paulo: Marca Zero, 1995.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ronaldo Memória Brito (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.