Os movimentos sociais do Brasil: da virtude ao vício
The social movements of Brazil: from virtue to addiction
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1452Palabras clave:
movimentos sociais, Brasil, cidadania, engajamento social, conflito social.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a evolução dos movimentos sociais no Brasil, examinando como tais mobilizações transitam entre práticas virtuosas de engajamento social e manifestações que podem apresentar aspectos de conflito ou desvio de objetivos, caracterizados como vícios institucionais ou sociais. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, considerando obras acadêmicas, artigos científicos e documentos históricos que abordem a formação, desenvolvimento e impactos dos movimentos sociais no contexto brasileiro. Serão discutidos aspectos políticos, culturais e econômicos que influenciam a atuação desses grupos, bem como suas contribuições para a consolidação da cidadania, democracia e justiça social. Espera-se identificar padrões de atuação virtuosa, como a defesa de direitos e inclusão social, e situações em que os movimentos sociais podem ser instrumentalizados para fins questionáveis ou conflituosos, refletindo tensões estruturais da sociedade. A conclusão do estudo reforçará a importância do entendimento crítico dos movimentos sociais como fenômenos dinâmicos, capazes de gerar mudanças positivas, mas também sujeitos a práticas que podem comprometer seus objetivos originais.
Descargas
Referencias
AVRITZER, Leonardo (org.). Sociedade Civil e Democratização. Belo Horizonte: Del Rey, 1994.
CORREIA, F. João Carlos. Comunicação e Cidadania: os Media e as Identidades nas Sociedades Pluralistas. Portugal: Universidade da Beira Interior, 2001. Tese de Doutorado.
DURIGUETTO, M. L. Sociedade civil, esfera pública, terceiro setor: a dança dos conceitos. Serviço Social & Sociedade. Juiz de Fora: Cortez, n. 81, mar. 2005.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. São Paulo: Cortez, 1985.
GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005.
GOHN, Maria da Glória (org.). Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004.
PAOLI, Maria Célia. Movimentos Sociais no Brasil: em busca de um estatuto político. In: HELLMANN, Michaela (org.). Movimentos Sociais e Democracia no Brasil: “Sem a gente não tem jeito”. São Paulo: Marca Zero, 1995.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2025 Ronaldo Memória Brito (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


