Didáticas e Formação na Educação Especial: Colaboração entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma Perspectiva Crítica e Libertadora na Infância
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1491Palavras-chave:
Didática, Formação Docente, Trabalho Colaborativo, Educação Especial, InfânciaResumo
Este estudo investiga a didática e a formação docente na Educação Especial, com foco na colaboração entre professores da sala comum e da sala de recursos multifuncionais, a partir de uma perspectiva crítica e libertadora, considerando a interseccionalidade na infância. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, analisou de que forma a cooperação entre docentes contribui para práticas pedagógicas inclusivas, articulando saberes distintos, integrando conteúdos curriculares e promovendo a mediação de conflitos. Os resultados revelam que tais estratégias potencializam a aprendizagem, o desenvolvimento socioemocional e a participação ativa das crianças, ao mesmo tempo em que fortalecem o planejamento pedagógico coletivo, a formação continuada dos professores e a reflexão crítica sobre a prática docente. Dessa forma, a colaboração docente se configura como elemento central na construção de práticas educativas transformadoras.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. Campinas: Autores Associados, 2011.
AGUIAR, Maria Aparecida Silva; MELO, Maria Madalena Oliveira. Pedagogía y facultades de educación: vicisitudes y posibilidades de la formación pedagógica y docente en las IFES. Revista Educación e Sociedade, v. 26, n. 92, p. 959–982, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300012
AMORIM, Vânia Maria; CASTANHO, Maria Elisa. Por una educación estética en la formación universitaria de docentes. Revista Educación e Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1167–1184, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400011
BENTO, Maria Aparecida Silva. Prácticas pedagógicas para igualdad racial en la educación infantil. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 2011.
BEHRENS, Maria Alice. La formación pedagógica y los desafíos del mundo moderno. In: MASSETO, Maria (Org.). Docencia en la universidad. São Paulo: Papirus, 2000. p. 25–44.
BESIĆ, Edin. Intersectionality: a pathway towards inclusive education? Prospects, v. 50, p. 109–124, 2020. DOI: 10.1007/s11125-020-09477-6.
BOCLIN, Rodrigo. Evaluación de docentes del ensino superior: un estudio de caso. Revista Ensaio Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, v. 12, n. 45, p. 959–980, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362004000400004
BOVEDA, Mildred; ARONSON, Brittany A. Special education preservice teachers, intersectional diversity, and the privileging of emerging professional identities. Remedial and Special Education, v. 40, n. 4, p. 248–260, 2019. DOI: 10.1177/0741932519838621. DOI: https://doi.org/10.1177/0741932519838621
BOVEDA, Mildred; REYES, Gabriela; ARONSON, Brittany. Disciplined to access the general education curriculum: girls of color, with disabilities, and specialized education programming. Curriculum Inquiry, v. 49, n. 4, p. 387–409, 2019. DOI: 10.1080/03626784.2019.1607466. DOI: https://doi.org/10.1080/03626784.2019.1652543
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 1990.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Establece las directrices y bases de la educación nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
CAPELLA, Ana Cláudia Niedhart. Formulación de Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2018.
CARMO, Ildete Batista do. Identidad étnico-racial: infancia, escuela, familia y subjetividad. Disertación (Maestría en Educación) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020.
CARVALHO, Thaís Regina de. Educación de las relaciones étnico-raciales: enfoque en las experiencias de una clase de niños de cuatro años. Revista Teias, Río de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 78–91, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49616
CÂNDIDO, Claudia Maria et al. La representación social del “buen profesor” en la educación superior. Revista Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 2, p. 356–365, 2014.
CHAMLIAN, Helena Cristina. Docencia en la universidad: profesores innovadores en la USP. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 41–64, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100003
CORRÊA, Gabriela Tavares; RIBEIRO, Valéria Maria Barbosa. Formación pedagógica en la posgraduación stricto sensu en salud colectiva. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1647–1656, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600016
CRUZ, Gabriela Beatriz; ANDRÉ, Maria Elisa de Andrade. Enseñanza de didáctica: un estudio sobre concepciones y prácticas de profesores formadores. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 181–203, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400009
DAGNINO, Evelina. Construcción democrática, neoliberalismo y participación: los dilemas de la confluencia perversa. Revista Política & Sociedade, v. 3, n. 5, p. 139–164, 2004.
DEMO, Pedro. Metodología de investigación en Educación. Curitiba: IBPEX, 2003.
DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação Qualitativa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
FÁVERO, Márcia Helena; NEVES, Regina Sampaio P. La docencia universitaria como locus de investigación de la psicología del desarrollo adulto. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 2, p. 319–328, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200014
FERNANDES, Débora. Prácticas de evaluación de dos profesores universitarios: investigación utilizando observaciones y narrativas de actividades de clase. Educ. Revista, n. 1, p. 109–135, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.41488
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Río de Janeiro: Graal, 1979.
FREIRE, Lúcia Inês Fernandes; FERNANDEZ, Carla. El profesor universitario novato: tensiones, dilemas y aprendizajes al inicio de la carrera docente. Revista Ciência & Educação, v. 21, n. 1, p. 255–272, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150010016
FREIRE, Paulo. Pedagogía de la autonomía. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. 54. ed. Río de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREITAS, Marcos Cezar de; SANTOS, Larissa Xavier dos. Interseccionalidades y educación especial desde la perspectiva de la educación inclusiva. Cadernos de Pesquisa, v. 51, e07896, 2021. DOI: 10.1590/198053147896. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147896
FREITAS, Marcos A. Oliveira et al. Docencia en salud: percepciones de egresados de un curso de especialización en Enfermería. Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 57, p. 427–436, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0391
GOMES, Nilma Lino. Raza y educación infantil: en busca de justicia. e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1015–1044, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1015-1044
GOHN, Maria da Glória. Consejos gestores y participación sociopolítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GRIENDLING, Lindsay M.; VANUITERT, Victoria J.; KENNEDY, Michael J.; RODGERS, Wendy J.; ROMIG, John E.; MATHEWS, Hannah M.; PEEPLES, Katherine N. Interseccionalidad en aulas de ciencias inclusivas: mejora del desempeño estudiantil mediante el desarrollo profesional docente con multimedia. Journal of Special Education Technology, v. 38, n. 1, p. 23–36, 2023. DOI: 10.1177/01626434221088023. DOI: https://doi.org/10.1177/01626434221088023
HART, Roger. La participación de los niños: de la participación simbólica a la participación auténtica. Ensayos Innocenti. UNICEF, 1993.
HOLLOWAY, Susan D.; COHEN, Shana R. Cultura, estigma e interseccionalidad: hacia relaciones equitativas entre padres y profesionales en educación especial temprana. In: SILLER, Michael; MORGAN, Lynne (eds.). Handbook of Parent-Implemented Interventions for Very Young Children with Autism. Nueva York: Springer, 2018. p. 93–106. DOI: 10.1007/978-3-319-90994-3_6. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-90994-3_6
JUNGES, Kátia S.; BEHRENS, Maria Alice. Una formación pedagógica innovadora como camino para la construcción de saberes docentes en la educación superior. Educação em Revista, n. 59, p. 211–229, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42282
LUZ, Selma P.; BALZAN, Nádia C. Programa de formación continua para docentes de educación superior: un estudio evaluativo a partir de los resultados de una tesis. Revista Avaliação, v. 17, n. 1, p. 11–41, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000100002
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
MORENO, Luciana R.; SONZOGNO, Maria C. Formación pedagógica en posgrado en salud en ambiente Moodle: un compromiso social. Pro-Posições, v. 22, n. 3, p. 149–164, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300011
MUNANGA, Kabengele. Rediscutiendo la mestización en Brasil: identidad nacional vs. identidad negra. Petrópolis: Vozes, 1999.
NEUENFELDT, Denise J. et al. Iniciación a la investigación en educación superior: desafíos de los docentes en la enseñanza de los primeros pasos. Revista Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 289–300, 2011.
RIBEIRO, Djamila. Pequeño manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RICE, Mary F.; SMITH, Emily. Agencias entrelazadas de profesores de educación especial, identidades interseccionales y compromisos con la equidad e inclusión. Journal of Special Education Technology, v. 38, n. 1, p. 37–49, 2023. DOI: 10.1177/01626434221110499.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, enseñar y relaciones étnico-raciales en Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 63, p. 489–506, 2007.
SOUZA, Ellen de Lima; ANJOS, Cleriston Izidro dos; CORREA, Núbia Cristina Sulz Lyra. Necropolítica y los niños negros: ensayos en la pandemia. São Paulo: Dandara, 2022.
SIUTY, Molly B.; ATWOOD, Alexis. Interseccional disruptiva: una educadora especial de color viviendo y enseñando en las intersecciones. Teacher Education and Special Education, v. 45, n. 1, p. 61–76, 2022. DOI: 10.1177/08884064211062872. DOI: https://doi.org/10.1177/08884064211062872
TEFERA, Adai A.; FISCHMAN, Gustavo E. Más allá de las buenas intenciones en la política de educación especial: comprometiéndose con la investigación interseccional crítica sobre discapacidad. Qualitative Inquiry, 2024. DOI: 10.1177/10778004231165461. DOI: https://doi.org/10.1177/10778004231165461
VASCONCELLOS, Maria de M.M.; SORDI, Maria Regina L. Formar profesores universitarios: tarea (im)posible? Revista Interface, v. 20, n. 57, p. 403–414, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0450
WEBER, Max. Economía y Sociedad: fundamentos de la sociología comprensiva. Brasília, DF: UnB, 1999.
WHITENACK, David A.; GOLLOHER, Andrea N.; BURCIAGA, Rebeca. Interseccionalidad recultural para todos los estudiantes: preparación y prácticas para líderes educativos. Educational Leadership and Administration: Teaching and Program Development, v. 31, p. 33–53, 2019.
ZANON, Débora A.V.; OLIVEIRA, José Ricardo S.; QUEIROZ, Sérgio Luiz. El “saber” y el “saber hacer” necesarios para la actividad docente en la educación superior: visiones de alumnos de posgrado en Química. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 1, p. 140–159, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172009110109
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandra Aparecida Avelino dos Santos Custódio da Silva, Charles Xavier de Souza, Luzia Duarte Cardoso, Vanessa Santos da Cruz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.