Didáticas e Formação na Educação Especial: Colaboração entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma Perspectiva Crítica e Libertadora na Infância

Autores

  • Alessandra Aparecida Avelino dos Santos Custódio da Silva Autor
  • Charles Xavier de Souza Autor
  • Luzia Duarte Cardoso Autor
  • Vanessa Santos da Cruz Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1491

Palavras-chave:

Didática, Formação Docente, Trabalho Colaborativo, Educação Especial, Infância

Resumo

Este estudo investiga a didática e a formação docente na Educação Especial, com foco na colaboração entre professores da sala comum e da sala de recursos multifuncionais, a partir de uma perspectiva crítica e libertadora, considerando a interseccionalidade na infância. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, analisou de que forma a cooperação entre docentes contribui para práticas pedagógicas inclusivas, articulando saberes distintos, integrando conteúdos curriculares e promovendo a mediação de conflitos. Os resultados revelam que tais estratégias potencializam a aprendizagem, o desenvolvimento socioemocional e a participação ativa das crianças, ao mesmo tempo em que fortalecem o planejamento pedagógico coletivo, a formação continuada dos professores e a reflexão crítica sobre a prática docente. Dessa forma, a colaboração docente se configura como elemento central na construção de práticas educativas transformadoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. Campinas: Autores Associados, 2011.

AGUIAR, Maria Aparecida Silva; MELO, Maria Madalena Oliveira. Pedagogía y facultades de educación: vicisitudes y posibilidades de la formación pedagógica y docente en las IFES. Revista Educación e Sociedade, v. 26, n. 92, p. 959–982, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300012

AMORIM, Vânia Maria; CASTANHO, Maria Elisa. Por una educación estética en la formación universitaria de docentes. Revista Educación e Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1167–1184, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400011

BENTO, Maria Aparecida Silva. Prácticas pedagógicas para igualdad racial en la educación infantil. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 2011.

BEHRENS, Maria Alice. La formación pedagógica y los desafíos del mundo moderno. In: MASSETO, Maria (Org.). Docencia en la universidad. São Paulo: Papirus, 2000. p. 25–44.

BESIĆ, Edin. Intersectionality: a pathway towards inclusive education? Prospects, v. 50, p. 109–124, 2020. DOI: 10.1007/s11125-020-09477-6.

BOCLIN, Rodrigo. Evaluación de docentes del ensino superior: un estudio de caso. Revista Ensaio Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, v. 12, n. 45, p. 959–980, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362004000400004

BOVEDA, Mildred; ARONSON, Brittany A. Special education preservice teachers, intersectional diversity, and the privileging of emerging professional identities. Remedial and Special Education, v. 40, n. 4, p. 248–260, 2019. DOI: 10.1177/0741932519838621. DOI: https://doi.org/10.1177/0741932519838621

BOVEDA, Mildred; REYES, Gabriela; ARONSON, Brittany. Disciplined to access the general education curriculum: girls of color, with disabilities, and specialized education programming. Curriculum Inquiry, v. 49, n. 4, p. 387–409, 2019. DOI: 10.1080/03626784.2019.1607466. DOI: https://doi.org/10.1080/03626784.2019.1652543

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Establece las directrices y bases de la educación nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

CAPELLA, Ana Cláudia Niedhart. Formulación de Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2018.

CARMO, Ildete Batista do. Identidad étnico-racial: infancia, escuela, familia y subjetividad. Disertación (Maestría en Educación) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020.

CARVALHO, Thaís Regina de. Educación de las relaciones étnico-raciales: enfoque en las experiencias de una clase de niños de cuatro años. Revista Teias, Río de Janeiro, v. 21, n. 62, p. 78–91, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.49616

CÂNDIDO, Claudia Maria et al. La representación social del “buen profesor” en la educación superior. Revista Psicologia & Sociedade, v. 26, n. 2, p. 356–365, 2014.

CHAMLIAN, Helena Cristina. Docencia en la universidad: profesores innovadores en la USP. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 41–64, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100003

CORRÊA, Gabriela Tavares; RIBEIRO, Valéria Maria Barbosa. Formación pedagógica en la posgraduación stricto sensu en salud colectiva. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1647–1656, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600016

CRUZ, Gabriela Beatriz; ANDRÉ, Maria Elisa de Andrade. Enseñanza de didáctica: un estudio sobre concepciones y prácticas de profesores formadores. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 181–203, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400009

DAGNINO, Evelina. Construcción democrática, neoliberalismo y participación: los dilemas de la confluencia perversa. Revista Política & Sociedade, v. 3, n. 5, p. 139–164, 2004.

DEMO, Pedro. Metodología de investigación en Educación. Curitiba: IBPEX, 2003.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação Qualitativa. Campinas, SP: Papirus, 2001.

FÁVERO, Márcia Helena; NEVES, Regina Sampaio P. La docencia universitaria como locus de investigación de la psicología del desarrollo adulto. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 2, p. 319–328, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000200014

FERNANDES, Débora. Prácticas de evaluación de dos profesores universitarios: investigación utilizando observaciones y narrativas de actividades de clase. Educ. Revista, n. 1, p. 109–135, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.41488

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Río de Janeiro: Graal, 1979.

FREIRE, Lúcia Inês Fernandes; FERNANDEZ, Carla. El profesor universitario novato: tensiones, dilemas y aprendizajes al inicio de la carrera docente. Revista Ciência & Educação, v. 21, n. 1, p. 255–272, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150010016

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la autonomía. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. 54. ed. Río de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREITAS, Marcos Cezar de; SANTOS, Larissa Xavier dos. Interseccionalidades y educación especial desde la perspectiva de la educación inclusiva. Cadernos de Pesquisa, v. 51, e07896, 2021. DOI: 10.1590/198053147896. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147896

FREITAS, Marcos A. Oliveira et al. Docencia en salud: percepciones de egresados de un curso de especialización en Enfermería. Revista Interface Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 57, p. 427–436, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0391

GOMES, Nilma Lino. Raza y educación infantil: en busca de justicia. e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1015–1044, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1015-1044

GOHN, Maria da Glória. Consejos gestores y participación sociopolítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GRIENDLING, Lindsay M.; VANUITERT, Victoria J.; KENNEDY, Michael J.; RODGERS, Wendy J.; ROMIG, John E.; MATHEWS, Hannah M.; PEEPLES, Katherine N. Interseccionalidad en aulas de ciencias inclusivas: mejora del desempeño estudiantil mediante el desarrollo profesional docente con multimedia. Journal of Special Education Technology, v. 38, n. 1, p. 23–36, 2023. DOI: 10.1177/01626434221088023. DOI: https://doi.org/10.1177/01626434221088023

HART, Roger. La participación de los niños: de la participación simbólica a la participación auténtica. Ensayos Innocenti. UNICEF, 1993.

HOLLOWAY, Susan D.; COHEN, Shana R. Cultura, estigma e interseccionalidad: hacia relaciones equitativas entre padres y profesionales en educación especial temprana. In: SILLER, Michael; MORGAN, Lynne (eds.). Handbook of Parent-Implemented Interventions for Very Young Children with Autism. Nueva York: Springer, 2018. p. 93–106. DOI: 10.1007/978-3-319-90994-3_6. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-90994-3_6

JUNGES, Kátia S.; BEHRENS, Maria Alice. Una formación pedagógica innovadora como camino para la construcción de saberes docentes en la educación superior. Educação em Revista, n. 59, p. 211–229, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.42282

LUZ, Selma P.; BALZAN, Nádia C. Programa de formación continua para docentes de educación superior: un estudio evaluativo a partir de los resultados de una tesis. Revista Avaliação, v. 17, n. 1, p. 11–41, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000100002

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

MORENO, Luciana R.; SONZOGNO, Maria C. Formación pedagógica en posgrado en salud en ambiente Moodle: un compromiso social. Pro-Posições, v. 22, n. 3, p. 149–164, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300011

MUNANGA, Kabengele. Rediscutiendo la mestización en Brasil: identidad nacional vs. identidad negra. Petrópolis: Vozes, 1999.

NEUENFELDT, Denise J. et al. Iniciación a la investigación en educación superior: desafíos de los docentes en la enseñanza de los primeros pasos. Revista Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 289–300, 2011.

RIBEIRO, Djamila. Pequeño manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RICE, Mary F.; SMITH, Emily. Agencias entrelazadas de profesores de educación especial, identidades interseccionales y compromisos con la equidad e inclusión. Journal of Special Education Technology, v. 38, n. 1, p. 37–49, 2023. DOI: 10.1177/01626434221110499.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, enseñar y relaciones étnico-raciales en Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 63, p. 489–506, 2007.

SOUZA, Ellen de Lima; ANJOS, Cleriston Izidro dos; CORREA, Núbia Cristina Sulz Lyra. Necropolítica y los niños negros: ensayos en la pandemia. São Paulo: Dandara, 2022.

SIUTY, Molly B.; ATWOOD, Alexis. Interseccional disruptiva: una educadora especial de color viviendo y enseñando en las intersecciones. Teacher Education and Special Education, v. 45, n. 1, p. 61–76, 2022. DOI: 10.1177/08884064211062872. DOI: https://doi.org/10.1177/08884064211062872

TEFERA, Adai A.; FISCHMAN, Gustavo E. Más allá de las buenas intenciones en la política de educación especial: comprometiéndose con la investigación interseccional crítica sobre discapacidad. Qualitative Inquiry, 2024. DOI: 10.1177/10778004231165461. DOI: https://doi.org/10.1177/10778004231165461

VASCONCELLOS, Maria de M.M.; SORDI, Maria Regina L. Formar profesores universitarios: tarea (im)posible? Revista Interface, v. 20, n. 57, p. 403–414, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0450

WEBER, Max. Economía y Sociedad: fundamentos de la sociología comprensiva. Brasília, DF: UnB, 1999.

WHITENACK, David A.; GOLLOHER, Andrea N.; BURCIAGA, Rebeca. Interseccionalidad recultural para todos los estudiantes: preparación y prácticas para líderes educativos. Educational Leadership and Administration: Teaching and Program Development, v. 31, p. 33–53, 2019.

ZANON, Débora A.V.; OLIVEIRA, José Ricardo S.; QUEIROZ, Sérgio Luiz. El “saber” y el “saber hacer” necesarios para la actividad docente en la educación superior: visiones de alumnos de posgrado en Química. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 1, p. 140–159, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172009110109

Publicado

09.10.2025

Como Citar

SILVA, Alessandra Aparecida Avelino dos Santos Custódio da Silva; SOUZA, Charles Xavier de; CARDOSO, Luzia Duarte Cardoso; CRUZ, Vanessa Santos da. Didáticas e Formação na Educação Especial: Colaboração entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais a partir de uma Perspectiva Crítica e Libertadora na Infância. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1491. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1491. Acesso em: 17 out. 2025.