Estudos da Defectologia em Vygotsky e suas contribuições para a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva

Studies of Defectology in Yygotsky and the link with Early Childhood Education from the perspective of Inclusive Education

Autores

  • Isabel Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)  Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1581

Palavras-chave:

studos da Defectologia. Educação Infantil. Educação Especial Inclusiva. Professores/as.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as contribuições da teoria da Defectologia de Vygotsky para a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva, apontando algumas inspirações pedagógicas para a prática e organização do cotidiano. O texto de revisão literária, reuni colaborações da Pedagogia, Psicologia e Sociologia, configurando reflexões potentes e multidisciplinares em torno do desenvolvimento infantil. Considera-se a relevância de fomentar o debate em torno da inclusão com as crianças da educação infantil, entendendo as crianças com deficiência enquanto produtoras de culturas que se desenvolvem de maneira integral no encontro consigo, com os outros e com o mundo.  

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Publicado

05.06.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Isabel. Estudos da Defectologia em Vygotsky e suas contribuições para a Educação Infantil na perspectiva da Educação Inclusiva: Studies of Defectology in Yygotsky and the link with Early Childhood Education from the perspective of Inclusive Education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1581. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1581. Acesso em: 21 nov. 2025.