A educação inclusiva e a Constituição Histórica do direito à escolarização das pessoas com deficiência no Brasil
Inclusive Education and the Historical Constitution of the Right to Schooling for Persons with Disabilities in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1738Palavras-chave:
Pessoas com deficiência. História da educação. Direitos educacionais. Políticas públicas. Educação inclusiva. EscolarizaçãoResumo
Este artigo analisa a constituição histórica do direito à escolarização das pessoas com deficiência no Brasil, destacando as transformações políticas, legais e pedagógicas que sustentam a compreensão contemporânea de educação inclusiva. A partir de uma abordagem bibliográfica e documental, o estudo revisita marcos nacionais e internacionais — desde os primeiros modelos institucionais segregadores até a consolidação de perspectivas baseadas em direitos, que reconhecem a diversidade como fundamento de uma educação democrática. São examinados dispositivos legais brasileiros, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), em articulação com documentos internacionais, como a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006). Os resultados indicam que, embora haja avanços normativos expressivos, a efetivação da educação inclusiva ainda enfrenta desafios estruturais, barreiras de acessibilidade e limitações na formação docente. Conclui-se que a consolidação do direito à escolarização das pessoas com deficiência demanda não apenas políticas públicas consistentes, mas também mudanças culturais e institucionais que reafirmem a inclusão como princípio essencial da educação.
Downloads
Referências
AMARAL, L. A. Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
ANGELUCCI, C. B. O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significativamente diferentes. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BOTUR, G. C. B.; MANZOLI, L. P. Resgate histórico da educação especial em instituições filantrópicas e rede pública na cidade de Ribeirão Preto-SP. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2007. p. 64–76.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
. Acesso em: 25 nov. 2025.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 6 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
. Acesso em: 25 nov. 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
. Acesso em: 25 nov. 2025.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp
. Acesso em: 25 nov. 2025.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 7. ed. Marília: WCCE, 2003.
MARTINS, L. B. et al. Dez anos de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas municipais na cidade de Ribeirão Preto: discutindo o acesso, a permanência e a formação do educador. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2007. p. 109–120.
MICHELS, M. Educação inclusiva: fundamentos e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MICHELS, M. H. (org.). A formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.
NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2006. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities.html
. Acesso em: 25 nov. 2025.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights
. Acesso em: 25 nov. 2025.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 12. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2007.
SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. 1994. Disponível em: https://www.unesco.org/education/pdf/SALAMA_E.PDF
. Acesso em: 25 nov. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Edivana Monteiro Serrão, Fábio Coelho Pinto (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





