A educação inclusiva e a Constituição Histórica do direito à escolarização das pessoas com deficiência no Brasil

Inclusive Education and the Historical Constitution of the Right to Schooling for Persons with Disabilities in Brazil

Autores

  • Edivana Monteiro Serrão Facultad Interamericana de Ciências Sociales   Autor
  • Fábio Coelho Pinto Universidade Federal do Pará Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1738

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. História da educação. Direitos educacionais. Políticas públicas. Educação inclusiva. Escolarização

Resumo

Este artigo analisa a constituição histórica do direito à escolarização das pessoas com deficiência no Brasil, destacando as transformações políticas, legais e pedagógicas que sustentam a compreensão contemporânea de educação inclusiva. A partir de uma abordagem bibliográfica e documental, o estudo revisita marcos nacionais e internacionais — desde os primeiros modelos institucionais segregadores até a consolidação de perspectivas baseadas em direitos, que reconhecem a diversidade como fundamento de uma educação democrática. São examinados dispositivos legais brasileiros, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015), em articulação com documentos internacionais, como a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006). Os resultados indicam que, embora haja avanços normativos expressivos, a efetivação da educação inclusiva ainda enfrenta desafios estruturais, barreiras de acessibilidade e limitações na formação docente. Conclui-se que a consolidação do direito à escolarização das pessoas com deficiência demanda não apenas políticas públicas consistentes, mas também mudanças culturais e institucionais que reafirmem a inclusão como princípio essencial da educação. 

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Biografia do Autor

  • Edivana Monteiro Serrão, Facultad Interamericana de Ciências Sociales  

    Facultad Interamericana de Ciências Sociales

  • Fábio Coelho Pinto, Universidade Federal do Pará

    Universidade Federal do Pará

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Publicado

26.11.2025

Como Citar

SERRÃO, Edivana Monteiro; PINTO, Fábio Coelho. A educação inclusiva e a Constituição Histórica do direito à escolarização das pessoas com deficiência no Brasil: Inclusive Education and the Historical Constitution of the Right to Schooling for Persons with Disabilities in Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1738. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1738. Acesso em: 4 dez. 2025.