Propostas para educar pelas narrativas utilizando as mônadas: Caso do ensino da história e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Escolas

Proposals for educating through narratives using monads: The case of teaching African and Afro-Brazilian history and culture in Schools

Autores

  • Juvinal Domingos da Costa PPGE-UFSC Autor
  • Elison Antonio Paim PPGE-UFSC Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1767

Palavras-chave:

Educação; Diáspora africana; Mônada; Narrativas; (Re)existência.

Resumo

O ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras, impulsionado pela Lei 10.639/2003, busca promover uma educação inclusiva, antirracista e plural. O objetivo é acompanhar e reconhecer a heterogeneidade cultural e social do Brasil, ao mesmo tempo em que se compreendem as dinâmicas sociais existentes, as mazelas geradas pelo racismo estrutural e o apagamento histórico de grupos politicamente minorizados, suas histórias e resistências1. Esta comunicação propõe a construção teórico-metodológica de propostas educacionais que empregam narrativas como mônadas, buscando demonstrar como a integração desses elementos pode potencializar o combate ao racismo e o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Para isso, dialogamos com as contribuições da autora Conceição Evaristo, tendo como referência o capítulo "Narrativas de (re)existência", que se originou de sua fala no XIII Encontro Regional Sudeste da História Oral, em 2019, no salão Pedro Calmon da UFRJ. Buscamos demonstrar como a integração desses elementos pode potencializar a experiência educativa, promovendo uma compreensão mais profunda e engajadora do conhecimento, no combate ao racismo e no ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juvinal Domingos da Costa, PPGE-UFSC

    Estudante do PPGE-UFSC e orientado pelo professor Dr. Elison Antonio Paim 

  • Elison Antonio Paim, PPGE-UFSC

    Professor do PPGE-UFSC e Orientador. 

Referências

APPIAH, KWAME ANTHONY. A invenção da África. In: ____. Na casa do meu pai: a África na filosofia da cultura. São Paulo: Contraponto, 1997. p. 22.

BÂ, AMADOU HAMPÂTÉ. A tradição oral. In: História Geral da África, v. I. São Paulo: Ática/UNESCO, 2010. p. 162.

EVARISTO, CONCEIÇÃO. Narrativas de (Re)Existência. In: PEREIRA, Amílcar Araújo (Org.). Narrativas de (Re)Existência: antirracismo, história e educação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2021.

FRANÇA, CYNTIA SIMIONI. Narrativa e mônada benjaminiana: potencialidades para produção de conhecimentos históricos e educacionais. In: PAIM, Elison Antonio; SANTANA, Giovana; HADLER, Maria Sílvia Duarte; PEREIRA, Pedro Mulbersted (Orgs.). Conhecimentos históricos-educacionais: diálogos com Walter Benjamin. São Paulo: Pimenta Cultura, 2023. p. 245.

GROSFOGUEL, RAMÓN. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016.

KHAPOYA, VINCENT B. Nacionalismo africano e luta pela independência. In: ____. A experiência africana. Petrópolis: Vozes, 2015. cap. 5, p. 210.

KI-ZERBO, JOSEPH. Introdução. In: História Geral da África, v. I. São Paulo: Ática/UNESCO, 2010. p. 32.

MIRANDA, CLAUDIA; QUIÑONEZ, Fanny Milena Riasco; QUIÑONEZ, Jhon Henry Arboleda. Discursos e propostas etnoeducativas no Brasil e na Colômbia. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1.

PAIM, ELISON ANTONIO. Racismos e antirracismos: diálogos decoloniais pelas resistências, (re)existências e (re)vivências. In: PAULILO, André; HADLER, Maria Sílvia Duarte (Orgs.). Contra o adverso: histórias da população negra. Campinas, SP: CMU, 2023. p. 209-210.

VANSINA, JAN. A tradição oral e sua metodologia. In: História Geral da África, v. I. São Paulo: Ática/UNESCO, 2010.

Publicado

02.12.2025

Como Citar

COSTA, Juvinal Domingos da; PAIM, Elison Antonio. Propostas para educar pelas narrativas utilizando as mônadas: Caso do ensino da história e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Escolas: Proposals for educating through narratives using monads: The case of teaching African and Afro-Brazilian history and culture in Schools. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1767. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1767. Acesso em: 4 dez. 2025.