Educação e a relação étnico-racial

Education and ethnic-racial relations

Autores

  • Igor Massena Fortuna Bravo WUE     Autor
  • Francisco Erenilson Pereira Lima WUE Autor
  • Jardeilson Gomes WUE Autor
  • Josineide Ferreira Alves WUE Autor
  • Daria Marques Ferreira WUE Autor
  • Francisco Assis Severo Lima SEDUC-CE WUE Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1768

Palavras-chave:

Escola, Afro-brasileiros, Programas.

Resumo

O referido trabalho realizou um levantamento histórico (mesmo que sucinto) das condições acadêmicas brasileira, com o objetivo de elencar as principais causas da baixa fixação de alunos nos institutos de ensino, e a baixa permanência de pessoas afrodescendentes nos mesmos. Iniciamos, demostrando como se iniciou a formação acadêmica dos povos do novo mundo, (Escolas Jesuítas), descrevemos sobre Preto Cosme, ex-escravo que fundou uma escola para alfabetizar negros quilombolas, descrevemos alguns feitos do Movimento Negro, que foram extremamente importantes para que a história e a cultura Afro-brasileira fossem reconhecidas e disseminadas pelo país. Para referendar a pesquisa foram utilizadas publicações (sites, revistas e artigos) com informações relevantes que demostraram que a principal causa da evasão escolar está ligada a complementação de renda, principalmente de pessoas negras e pardas, e a gravidez na adolescência. Utilizamos dados da PNAD-Continuada de 2023 que realizou um comparativo dos últimos cinco anos (excluindo 2020 e 2021 – COVID19), e demostrou que pessoas da cor preta ou parda, nascida principalmente na região Nordeste do Brasil, são os mais afetados pela tardia ação governamentais e pelas más escolhas da Coroa portuguesa no tocante ao ensino das colônias. Levantamos algumas medidas propostas pelos governantes brasileiros desde Lei do Boi (Primeira lei de Cotas), Programa de Crédito Educativo (Creduc), que foi substituído pelo Fies (Fies Social), Lei de Cotas, ProUni e mais recentemente o Pé-de-Meia (Ensino Médio) e o Pé-de-Meia Licenciatura, sendo que essas últimas precisaram de pesquisas futuras para contabilizar seu impacto na fixação dos discentes nas instituições de ensino médio e superior. Com isso concluímos que uma má administração pode causar consequências em longo prazo, e que serão necessários esforços governamentais e pessoais para reverter essas mazelas.  

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Biografia do Autor

  • Igor Massena Fortuna Bravo, WUE    

    Mestrando em Ciências da Educação da World University Ecumenical – WUE

  • Francisco Erenilson Pereira Lima, WUE

    Mestrando em Ciências da Educação da World University Ecumenical – WUE

  • Jardeilson Gomes, WUE

    Mestrando em Ciências da Educação da World University Ecumenical – WUE

  • Josineide Ferreira Alves, WUE

    Mestrando em Ciências da Educação da World University Ecumenical – WUE

  • Daria Marques Ferreira, WUE

    Mestrando em Ciências da Educação da World University Ecumenical – WUE

  • Francisco Assis Severo Lima, SEDUC-CE WUE

    Professor da Disciplina Educação e a Relação de Gênero e Étnico-Racial - World University Ecumenical /WUE - Doutor em História pelo PPGH Universo - Niterói-RJ, Professor da SEDUC-CE

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Publicado

02.12.2025

Como Citar

BRAVO, Igor Massena Fortuna; LIMA, Francisco Erenilson Pereira; GOMES, Jardeilson ; ALVES, Josineide Ferreira; FERREIRA, Daria Marques; LIMA, Francisco Assis Severo. Educação e a relação étnico-racial: Education and ethnic-racial relations. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1768. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1768. Acesso em: 4 dez. 2025.