Práticas de Educação Fiscal e Compliance Tributário: Lições do Brasil Aplicáveis aos Estados Unidos

Practices in Fiscal Education and Tax Compliance: Lessons from Brazil Applicable to the United States

Autores

  • Ismael Andrade Santos UERJ Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1773

Palavras-chave:

Educação Fiscal; Cidadania Fiscal; Conformidade Tributária; PNEF; IRS; VITA/TAS.

Resumo

Este artigo compara os modelos brasileiro e norte-americano de Educação Fiscal e conformidade tributária, examinando de que modo cada país articula cidadania, prestação de serviços e proteção de direitos. O Brasil consolidou um arcabouço cívico-pedagógico por meio do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), enfatizando transparência, participação e controle social do orçamento. Embora robusto no plano normativo, esse modelo ainda enfrenta desafios de mediação cognitiva: grande parte das informações públicas carece de padrões claros de prova, dificultando que o cidadão compreenda como as evidências sustentam as decisões fiscais. Já nos Estados Unidos, predomina uma abordagem centrada no serviço ao contribuinte, operacionalizada pelo ecossistema IRS/VITA/TCE/TAS, que busca reduzir custos de conformidade, resolver problemas no primeiro contato e assegurar remediação quando há falhas. Contudo, a comunicação técnica desses órgãos frequentemente se dirige a um auditório especializado, limitando a transparência cognitiva para o público geral. A comparação revela que ambos os países convergem na necessidade de informação verificável, rotas acessíveis de resolução e mecanismos de aprendizagem institucional. Em síntese, o estudo sustenta que a integração entre educação crítica, desenho de serviço e disciplina de prova — com participação dotada de efeito — fortalece a legitimidade e amplia a conformidade tributária. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismael Andrade Santos, UERJ

    Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 

Referências

BRASIL. Ministério da Fazenda. Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF): cadernos, diretrizes e materiais de apoio (2017–2023). Brasília: ENAP/ESAF, 2023.

CIAT – Centro Interamericano de Administrações Tributárias. Publicações técnicas sobre serviços ao contribuinte e gestão da administração tributária. Cidade do Panamá: CIAT, 2022.

ENTMAN, R. M. Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, v. 43, n. 4, p. 51–58, 1993. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research. London: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203697078

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press; Oxford: Blackwell Publishers, 1992.

KIRCHLER, E. The Economic Psychology of Tax Behaviour. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511628238

KIRCHLER, E.; HOELZL, E.; WAHL, I. Enforced versus voluntary tax compliance: The “slippery slope” framework. Journal of Economic Psychology, v. 29, n. 2, p. 210–225, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joep.2007.05.004

LUTTMER, E. F. P.; SINGHAL, M. Tax Morale. Journal of Economic Perspectives, v. 28, n. 4, p. 149–168, 2014. DOI: https://doi.org/10.1257/jep.28.4.149

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. Tax Morale: What Drives People and Businesses to Pay Tax? Paris: OECD Publishing, 2019.

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. Tax Administration 2021: Comparative Information on OECD and Other Advanced and Emerging Economies. Paris: OECD Publishing, 2021.

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. Tax Administration 2023: Comparative Information on OECD and Other Advanced and Emerging Economies. Paris: OECD Publishing, 2023.

OECD – Organisation for Economic Co-operation and Development. Behavioural Insights and Public Policy: Lessons from Around the World. Paris: OECD Publishing, 2017.

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ROTHSTEIN, B.; TEORELL, J. What is Quality of Government? A Theory of Impartial Government. Governance, v. 21, n. 2, p. 165–190, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-0491.2008.00391.x

SUCHMAN, M. C. Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571–610, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/258788

TOULMIN, S. The Uses of Argument. Updated ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511840005

UNITED STATES. Internal Revenue Service (IRS). Strategic Operating Plan, FY2023–2031. Washington, DC: IRS, 2023.

UNITED STATES. Internal Revenue Service (IRS). Publication 1 – Your Rights as a Taxpayer (Taxpayer Bill of Rights). Washington, DC: IRS, s.d. (mantido por ser a única data possível)

UNITED STATES. Taxpayer Advocate Service (TAS). Annual Report to Congress (edição mais recente). Washington, DC: TAS, 2023.

Publicado

11.02.2025

Como Citar

SANTOS, Ismael Andrade. Práticas de Educação Fiscal e Compliance Tributário: Lições do Brasil Aplicáveis aos Estados Unidos: Practices in Fiscal Education and Tax Compliance: Lessons from Brazil Applicable to the United States. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1773. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1773. Acesso em: 4 dez. 2025.