A efetividade do direito fundamental à Educação inclusiva à luz da Constituição Federal de 1988

The effectiveness of the fundamental right to inclusive Education in light of the 1988 Federal Constitution

Autores

  • Paulo Henrique Sousa Franco UNIFACIMP Autor
  • Nara Cristina Batista Sampaio UNIFACIMP Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1775

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Constituição Federal de 1988. Direitos fundamentais. Políticas públicas. Efetividade.

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a efetividade do direito fundamental à educação inclusiva à luz da Constituição Federal de 1988, considerando os avanços e desafios enfrentados pelo Estado brasileiro na promoção de uma educação verdadeiramente acessível e igualitária. A pesquisa aborda, inicialmente, o histórico do tratamento dado às pessoas com deficiência ao longo dos séculos, evidenciando a transição de uma perspectiva excludente e assistencialista para um paradigma de inclusão e cidadania. Em seguida, discute-se o contexto brasileiro, destacando a evolução das políticas públicas e dos instrumentos legais voltados à inclusão educacional, culminando com a consolidação constitucional de 1988 como marco na garantia dos direitos fundamentais. Por fim, são analisadas as ações estatais e as políticas públicas voltadas à educação inclusiva, ressaltando avanços importantes, mas também as barreiras estruturais, pedagógicas e formativas que ainda dificultam a efetividade desse direito. A pesquisa utiliza o método dedutivo, com base em revisão bibliográfica e documental, demonstrando que, apesar dos progressos legislativos, a concretização plena da educação inclusiva depende da efetiva implementação de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. 

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Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Sousa Franco, UNIFACIMP

    Acadêmico do 10º período do curso de Direito do Centro Universitário Facimp Wyden – UNIFACIMP WYDEN 

  • Nara Cristina Batista Sampaio, UNIFACIMP

    Mestranda em Direito pelo Centro Universitário FIEO - UNIFIEO. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Professora do curso de graduação em Direito do Centro Universitário Facimp Wyden – UNIFACIMP WYDEN. Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas na mesma instituição. Advogada, OAB/PA n. 13.015

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Publicado

02.12.2025

Como Citar

FRANCO, Paulo Henrique Sousa; SAMPAIO, Nara Cristina Batista. A efetividade do direito fundamental à Educação inclusiva à luz da Constituição Federal de 1988: The effectiveness of the fundamental right to inclusive Education in light of the 1988 Federal Constitution. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1775. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1775. Acesso em: 4 dez. 2025.