Formação Inicial de Professores: Uma Abordagem sobre as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola superior Pedagógica do Cuanza-Norte
Initial teacher training: an approach to pedagogical practices in the biology course at the Cuanza Norte pedagogical school
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.879Palavras-chave:
Formação inicial de professores; Prática Pedagógica; Ensino da BiologiaResumo
O presente estudo aborda sobre a formação inicial de professores. Analisa-se as Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, que teve como objectivo analisar as estratégias adoptadas pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, nas práticas pedagógicas do curso de Biologia. Quanto à natureza, a pesquisa foi aplicada; considerando os objectivos, trabalhou-se na base de uma pesquisa descritiva; tendo em conta a forma de abordagem, é considerada mista; e quanto aos procedimentos, trabalhou-se na base de uma pesquisa de campo. Para a recolha de dados e outras informações utilizaram-se métodos de nível teórico, como a análise-síntese, a indução-dedução e o histórico-lógico. Relativamente aos métodos de nível empírico, destacam-se a observação, o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista, a prova pedagógica e, por último, o estatístico-matemático. Como população para esta investigação, foram 360 estudantes cuja amostra foi de 108 estudantes, correspondentes a 30% do universo populacional. Os resultados denotam que não existem estratégias claras e definidas para as práticas pedagógicas no curso de Biologia da Escola Superior Pedagógica do Cuanza-Norte, pelo menos em documentos, apesar de existirem algumas acções que, não impactam de forma significativa a profissionalização docente, sendo urgente a necessidade de se trabalhar na questão. Diante disso, os intervenientes no processo propuseram algumas reflexões que, pela forma de abordagem e fundamentação, poderão servir para dar um salto significativo e qualitativo na formação em Práticas Pedagógicas no curso de Biologia da escola supra.
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