O papel do professor acerca da aprendizagem para a aquisição da leitura e escrita

The teacher's role in learning for reading and writing skills acquisition

Autores

  • Neila Castelo Branco Aparício Universidad Interamericana do Paraguay Autor
  • Laury Vander Leandro de Souza Universidad Gran Asunción – UNIGRAN - Paraguay Autor
  • Eliuvomar Cruz da Silva Universidad Interamericana do Paraguay Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.904

Palavras-chave:

Professor. Aprendizagem. Leitura e Escrita.

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte da Dissertação de Mestrado que aborda sobre a LEITURA E ESCRITA NO 1º DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NO 1º DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL INDIGENA KAMBEBA PROFESSOR IVAN BALIEIRO SARAIVA, SÃO PAULO DE OLIVENÇA/AM, 2022. Uma das particularidades mais importantes a serem levadas em meditação pelos educadores no método de ensino-aprendizagem é a necessidade de alargar meios para que se possa dinamizar a compreensão de conteúdos por parte dos estudantes. O grande desígnio do trabalho foi o de propiciar um relevante debate acerca da importância de desenvolver a leitura e a escrita no 1º ano do ensino fundamental, visto que essa base deve ser trabalhada de forma lúdica e atrativa, fazendo com que assim os discentes se sintam motivados a estar no ambiente de ensino todos os dias. Compete, assim, ao educador planejar e ainda fazer uma reflexão sobre as melhores metodologias e abordagens e quais devem ser aproveitadas para que se alcance uma aprendizagem expressiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neila Castelo Branco Aparício, Universidad Interamericana do Paraguay

    Mestre em Ciências da Educação Pela Universidad Interamericana do Paraguay.

  • Laury Vander Leandro de Souza, Universidad Gran Asunción – UNIGRAN - Paraguay

    Doutora em Ciências da Educação Pela Universidad Gran Asunción – UNIGRAN - Paraguay.

  • Eliuvomar Cruz da Silva, Universidad Interamericana do Paraguay

    Doutor em Educação Pela Universidad Interamericana do Paraguay reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CARDOSO, B: A. T. – Reflexões sobre o ensino da Leitura e Escrita, 2ª Ed. Petrópolis, Vozes, 1994.

CAGLIARI, L. C. – Alfabetização Sem o BÁ-BÉ-BI-BO-BU, 1ª ed., 2ª impressão, São Paulo, Scipione, 2002.

DOS SANTOS, M. J. C. Reaprender frações por meio de oficinas pedagógicas: desafio para a formação inicial. Dissertação de Mestrado em Educação Brasileira, Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, 2007.

FERREIRO, E; A. T. – Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.

FERREIRO, E; M. G. P. – Os processos de Leitura e Escrita, 3ª ed., Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros horizontes, 1978.

MOITA, F. M. G. S. C; ANDRADE, F. C. B. O saber de mão em mão: a oficina pedagógica como dispositivo para a formação docente e a construção do conhecimento na escola pública. REUNIÃO ANUAL DA ANPED. v. 29, 2006.

NASCIMENTO, M. S; et al. Oficinas pedagógicas: Construindo estratégias para a ação docente – relato de experiência. Rev Saúde Com, v. 3, n. 1, 2007.

NASCIMENTO, Ana Elise Monteiro do. A Infância na escola e na vida: uma relação fundamental. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (org). Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.

Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

ROCCO, M. T. F. – Literatura / Ensino: Uma Problemática, 2ª. ed., São Paulo, Ática, 1993.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE & Autêntica. 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

02.04.2025

Como Citar

APARÍCIO, Neila Castelo Branco; SOUZA, Laury Vander Leandro de; SILVA, Eliuvomar Cruz da. O papel do professor acerca da aprendizagem para a aquisição da leitura e escrita: The teacher’s role in learning for reading and writing skills acquisition. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.904. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/904. Acesso em: 5 set. 2025.