Produção Gráfica Offline e Identidade Visual Móvel: O Impacto dos Envelopamentos de Veículos na Comunicação de Marcas
Offline Graphic Production and Mobile Visual Identity: The Impact of Vehicle Wraps on BrandCommunication
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1122Palavras-chave:
comunicação visual; design gráfico; adesivagem veicular; impressão digital; identidade de marca.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a influência da produção gráfica offline, especificamente os envelopamentos de veículos, na comunicação de marcas. A adesivagem veicular, enquanto ferramenta de comunicação visual, assume papel estratégico ao levar a identidade visual das empresas para o espaço urbano de maneira móvel e de ampla visibilidade. O estudo aborda os principais processos técnicos envolvidos na criação e execução de projetos de envelopamento, incluindo design vetorial, impressão digital e aplicação em substratos vinílicos. Também analisa a percepção urbana desse tipo de comunicação e sua influência na memória visual do consumidor. A metodologia adotada envolve revisão bibliográfica e análise qualitativa de estudos de caso. Os resultados indicam que os envelopamentos veiculares são um recurso eficaz, de alto impacto e custo relativamente acessível, especialmente para pequenas e médias empresas. Conclui-se que essa prática representa uma estratégia de comunicação visual relevante e em expansão.
Downloads
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
COUTINHO, I. D. Design gráfico e comunicação visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2005.
FISCHER, T. Comunicação e Design: uma relação transdisciplinar. São Paulo: Annablume, 2001.
FRASCARA, J. Design gráfico e comunicação. São Paulo: Rosari, 2004.
KOSSMANN, D. Adesivação automotiva profissional. São Paulo: Serigráfica, 2018.
LUPETTI, M. G. Comunicação e Marketing: conceitos, práticas e reflexões. São Paulo: Thomson, 2007.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua. São Paulo: Paulus, 2007.
SILVA, J. C. Impressão Digital: tecnologias e processos. Curitiba: Editora Prismas, 2016.
SOUZA, M. T. Comunicação visual no espaço urbano. Belo Horizonte: UFMG, 2019.
VILLAS-BOAS, A. Design, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo Angueira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.