O papel do professor no processo de inclusão escolar dos alunos com transtorno do espectro autista

The role of the teacher in the process of school inclusion of students with autism spectrum disorder

Autores

  • Adelaine Aparecida Viana Fontenele Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1143

Palavras-chave:

Inclusão; Ensino e aprendizagem; Dificuldades, Espectro Autista.

Resumo

Este artigo estudo intitulado “O papel do professor no processo de inclusão escolar dos alunos com transtorno do Espectro Autista”, aborda uma temática de extrema importância no contexto escolar, pois através destas discussões entendemos que as metodologias inovadoras e inclusivas são parte fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim temos como o objetivo geral deste analisar o papel do professor no processo de inclusão escolar, uma vez que sabemos que muitos professores ainda se sentem despreparos para atender estes alunos que necessitam um olhar diferenciado. E como objetivos específicos temos: Conceituar o que é Inclusão Escolar; verificar como é feita a inclusão dos alunos com transtorno do Espectro Autista; apresentar quais são as principais dificuldades que os professores encontram neste processo de Inclusão. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, com o auxílio do Google acadêmico, sites de busca sobre a temática proposta, artigos publicados em anais de Congressos e Dissertações e Teses de Mestrado e Doutorado. Em linhas gerais, baseando nos resultados encontrados neste trabalho foi possível apontar ferramentas metodológicas essenciais no processo de ensino-aprendizado e inclusão.

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Biografia do Autor

  • Adelaine Aparecida Viana Fontenele

    [1] Mestre em Educação pela Universidad de La Empresa. Uruguai

  • Ivanise Nazaré Mendes

    [2] Doutora em Educação pela Universidad San Carlos. Assunção- PY. 

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Arquivos adicionais

Publicado

11.03.2025

Como Citar

FONTENELE, Adelaine Aparecida Viana; MENDES, Ivanise Nazaré. O papel do professor no processo de inclusão escolar dos alunos com transtorno do espectro autista: The role of the teacher in the process of school inclusion of students with autism spectrum disorder. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1143. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1143. Acesso em: 5 set. 2025.