A avaliação da aprendizagem na educação básica da educação em tempo integral
Assessment of learning in basic education and full-time education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1209Palavras-chave:
Educação Integral. ETI. Avaliação.Resumo
Este estudo tem como tema a Educação em Tempo Integral (ETI) no Brasil, enfocando especialmente a implementação e a avaliação da aprendizagem no Programa Escola em Tempo Integral. O objetivo principal da pesquisa é assim definido: compreender como essa modalidade educacional contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a melhoria da qualidade da educação básica no país. A justificativa para a pesquisa reside na crescente adoção da ETI como estratégia para ampliar as experiências educacionais dos alunos, promovendo uma formação que abrange não apenas o aspecto cognitivo, mas também as dimensões física, emocional, social e cultural. A avaliação da aprendizagem na ETI representa um desafio, pois demanda métodos formativos e contextualizados que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes, sendo necessária a capacitação dos profissionais da educação e investimentos em infraestrutura e gestão escolar. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia bibliográfica, baseada na análise crítica de obras teóricas, artigos acadêmicos, documentos legais e normativos relacionados à Educação em Tempo Integral e suas práticas avaliativas. Essa abordagem possibilitou a construção de um referencial teórico consistente para compreender as perspectivas, avanços e desafios da ETI no Brasil.
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Referências
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