A avaliação da aprendizagem na educação básica da educação em tempo integral

Assessment of learning in basic education and full-time education

Autores

  • Milton Antunes Torres Autor
  • Ednea Mendes Prestes Cambruzzi Autor
  • Katia Regina Eugênio Correa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1209

Palavras-chave:

Educação Integral. ETI. Avaliação.

Resumo

Este estudo tem como tema a Educação em Tempo Integral (ETI) no Brasil, enfocando especialmente a implementação e a avaliação da aprendizagem no Programa Escola em Tempo Integral. O objetivo principal da pesquisa é assim definido: compreender como essa modalidade educacional contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a melhoria da qualidade da educação básica no país. A justificativa para a pesquisa reside na crescente adoção da ETI como estratégia para ampliar as experiências educacionais dos alunos, promovendo uma formação que abrange não apenas o aspecto cognitivo, mas também as dimensões física, emocional, social e cultural. A avaliação da aprendizagem na ETI representa um desafio, pois demanda métodos formativos e contextualizados que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes, sendo necessária a capacitação dos profissionais da educação e investimentos em infraestrutura e gestão escolar. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou a metodologia bibliográfica, baseada na análise crítica de obras teóricas, artigos acadêmicos, documentos legais e normativos relacionados à Educação em Tempo Integral e suas práticas avaliativas. Essa abordagem possibilitou a construção de um referencial teórico consistente para compreender as perspectivas, avanços e desafios da ETI no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Milton Antunes Torres

    [1] Licenciado em Química. 2002 Unisul.

  • Ednea Mendes Prestes Cambruzzi

    Licenciada em Pedagogia. Unisul. Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. 

  • Katia Regina Eugênio Correa

    Licenciada em Pedagogia. Unisul. Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. 

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Arquivos adicionais

Publicado

31.07.2025

Como Citar

TORRES , Milton Antunes; CAMBRUZZI , Ednea Mendes Prestes; CORREA , Katia Regina Eugênio. A avaliação da aprendizagem na educação básica da educação em tempo integral: Assessment of learning in basic education and full-time education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1209. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1209. Acesso em: 5 set. 2025.