Ludicidade que Ensina: O Brincar e aprender como Caminho para a educação Infantil
Playfulness that Teaches: Playing and Learning as a Path to Early Childhood Education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1236Palavras-chave:
Brincar, Educação Infantil, Ludicidade.Resumo
A ludicidade deve ser compreendida como um componente no processo pedagógico, capaz de transformar a aprendizagem em uma experiência significativa. O estudo teve como objetivo geral analisar a importância do brincar na educação infantil, com ênfase na valorização da ludicidade como ferramenta de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizou-se de uma revisão de literatura, envolvendo a análise de artigos que abordam o brincar na educação infantil. Os resultados demonstram que o brincar na Educação Infantil é um instrumento pedagógico que pode ser adaptado a diferentes contextos e necessidades.
Downloads
Referências
CAPUTO, Mariana Lopes. Pedagogia do afeto: a dimensão afetiva na construção da prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação: ação pedagógica como mediação de significados. Autores Associados, 2024.
DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças (leia também faça-os ler!). Vestígio Editora, 2021.
GIL AC. Como fazer pesquisa qualitativa. São Paulo: Atlas. 2021; 1:15.
JORGE, Michelle Gomide; MACHADO, Michele Varotto. O binômio cuidar e educar na educação infantil e suas interfaces com a prática docente. Cadernos da Pedagogia, v. 19, n. 43, 2025.
MACEDO, Bianka Ribeiro Nunes. Aprendizagem e Desenvolvimento Motor. Freitas Bastos, 2024.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação do jogo. 4. ed. São Paulo, Zahar, 2010.
PINTO, Dasny Pestana de et al. O brinquedo e a brincadeira na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 8, p. 899-909, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2027
SANTOS, Dayana Silva Almeida Moraes dos; SOUZA, Tatiana Aguiar. Os desafios das práticas pedagógicas diante da alfabetização e letramento na educação infantil. RCMOS Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.471
SANTOS, Antonio Nacilio Sousa dos et al. Da aflição e aceitação às teias de afetos–tea e laços familiares na construção de pontes para a inclusão e o desenvolvimento infantil. Aracê, v. 7, n. 1, p. 1799-1821, 2025. DOI: https://doi.org/10.56238/arev7n1-107
SANTOS, Laura Torquetti Dias; FERREIRA, Stephani Cristini. A importância do brincar na educação infantil: impactos da tecnologia. 2024. 23 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana-MG, 2024.
SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana, et al., Educação no Século XXI: Métodos e Ferramentas no Mundo Atual. EBPCA-Editora Aluz, 2024. DOI: https://doi.org/10.51473/ed.al.ens
SILVA, Doraci Creuza da et al. A importância da ludicidade na educação infantil: contribuições para o ensino e aprendizagem: The importance of playfulness in early childhood education: contributions to teaching and learning. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, 2025. DOI: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.917
TORQUATO JÚNIOR, Emiliano et al. Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 43-59, 2025.
VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Lidiane Melo dos Santos Freitas, Doraci Creuza da Silva, Andréia de Araújo Januário Barleta, Simone Paula de Arruda Floreano, Lucia Helena Moura Nazario (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.