Liderança educativa, gestão escolar e qualidade da educação como direito

Educational leadership, school management and quality of education as a right

Autores

  • Antônia Vieira Teixeira Autor
  • Elemquelma Almeida Vilar Autor
  • Keyla Silva Costa Lopes Autor
  • Lindomar José Soares do Nascimento Autor
  • Mirian Costa dos Reis Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1347

Palavras-chave:

Lideranças e gestão democrática; Legislação educacional e direitos sociais.

Resumo

Este artigo procura aprofundar o tema sobre Liderança Educativa, Gestão Escolar e Qualidade da Educação como Direito, explorando especificidades do contexto brasileiro em relação a esta temática, mais especificamente o princípio da gestão democrática e da qualidade da educação no nosso país. A reflexão detém-se sobre o tema, gestão democrática e educação de qualidade. A Gestão Escolar Democrático no ambiente escolar nos proporciona mais liberdade e nos traz mais produção no ambiente de trabalho. A análise da qualidade da educação deve se dar no contexto escolar, as políticas públicas cumprem processos formativos por diferentes níveis, ciclos e modalidades educativas, más nossa análise será sobre a educação básica que a escola pública é o melhor espaço para lutar pela igualdade social, uma escola democrática compromete-se com a cultura, na transmissão de saberes com significados, a despeito de interesses particulares, na busca da evolução do homem.

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Publicado

05.09.2025

Como Citar

TEIXEIRA , Antônia Vieira; VILAR , Elemquelma Almeida; LOPES, Keyla Silva Costa; NASCIMENTO , Lindomar José Soares do; REIS, Mirian Costa dos. Liderança educativa, gestão escolar e qualidade da educação como direito: Educational leadership, school management and quality of education as a right. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1347. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1347. Acesso em: 5 set. 2025.