Inclusão escolar: realidade ou utopia?

Autores

  • Ana Carla Lima Bezerra Vasconcelos Christian Business School- EUA Autor
  • Francisca Aldriane Mendes de Sousa Braga   Christian Business School- EUA Autor
  • Idelma Maria Gomes de Paiva  Christian Business School- EUA Autor
  • Rogério de Jesus Ramos Queiroz  Christian Business School- EUA Autor
  • Valdriane Mendes Rodrigues  Christian Business School- EUA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1366

Palavras-chave:

inclusão Escolar. Alunos com necessidades especiais. Escola.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de refletir sobre a prática da inclusão escolar como instrumento facilitador e indispensável para uma educação de qualidade, onde todos, independentemente de quaisquer “diferenças”, sejam inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da inclusão escolar, a partir de uma profunda e interativa relação entre professor/aluno/escola e família. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa e revisão bibliográfica, com a contribuição de autores como Miranda, Sassaki, Gomes, Fávero, Sarlet e outros. Esta pesquisa tem como foco compreender que a inclusão escolar deve partir de uma proposta que de fato insira o aluno no processo de ensino-aprendizagem e, sobretudo, proporcionando-lhe uma educação de qualidade e atrativa, que atenda suas necessidades mais diversas.

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Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

VASCONCELOS, Ana Carla Lima Bezerra; BRAGA  , Francisca Aldriane Mendes de Sousa; PAIVA , Idelma Maria Gomes de; QUEIROZ , Rogério de Jesus Ramos; RODRIGUES , Valdriane Mendes. Inclusão escolar: realidade ou utopia?. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1366. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1366. Acesso em: 10 set. 2025.