A participação da formação continuada no programa alfabetiza mais Tocantins: uma experiência a partir das escolas de Rio sono

Participation in continuing education in the Literacy More Tocantins program: an experience from schools in Rio Sono

Autores

  • Leila Curcino Alves Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1602

Palavras-chave:

Formação Continuada. Alfabetização. Fluência Leitora. Educação Básica. Rio Sono.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência sobre a participação na formação continuada do programa Alfabetiza Mais Tocantins, realizado no município de Rio Sono. O programa visa fortalecer o Regime de Colaboração entre o estado e os municípios, com foco na alfabetização de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, assegurando o direito à alfabetização na idade certa. O Alfabetiza Mais Tocantins tem como objetivo transformar o contexto educacional do estado, especialmente na fase de alfabetização, por meio do fortalecimento da gestão escolar, capacitação de docentes, avaliação do desempenho discente e oferta de incentivos às escolas. O estudo fundamenta-se em autores como Solé (1998), Kleiman (2014) e Soares (2020) para discutir as contribuições da formação continuada na qualificação docente e na promoção da fluência leitora dos estudantes. Os resultados indicam que a formação continuada é essencial para o engajamento, o interesse e a consolidação da alfabetização, refletindo diretamente no desempenho escolar das crianças atendidas pelo programa. 

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Publicado

28.10.2025

Como Citar

ALVES, Leila Curcino. A participação da formação continuada no programa alfabetiza mais Tocantins: uma experiência a partir das escolas de Rio sono: Participation in continuing education in the Literacy More Tocantins program: an experience from schools in Rio Sono. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1602. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1602. Acesso em: 18 nov. 2025.