O impacto das políticas públicas na criação de novos empreendimentos para o crescimento do empreendedorismo, no Município da Vila de Quissico entre 2018 a 2023
The impact of public policies on the creation of new ventures for the growth of entrepreneurship in the Municipality of Vila de Quissico between 2018 and 2023
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1710Palavras-chave:
Crescimento; Empreendedorismo; Políticas Públicas.Resumo
Nos últimos tempos, o empreendedorismo constitui a chave de desenvolvimento econômico local e regional de Estado ou de pessoas, o que se reflete na criação de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Este trabalho buscou analisar o impacto das políticas públicas na criação de novos empreendimentos para o crescimento do empreendedorismo no município da Vila de Quissico. Usando uma abordagem quantitativa, tendo em conta o estudo de caso, concluiu-se que: quanto à existência de políticas públicas que incentivam o desenvolvimento do empreendedorismo no município da Vila de Quissico, os empreendedores destacaram a existência de barreiras significativas, como burocracia excessiva, falta de apoio institucional e escassez de programas de capacitação. Além disso, a carência de formação adequada compromete a capacidade desses jovens de gerir seus negócios de maneira eficaz e sustentável. No município existem políticas públicas ineficientes que não incentivam o desenvolvimento do empreendedorismo. Sobre as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, constatou-se que, por causa da ausência de políticas eficazes que fomentem a criação de novos negócios, há escassez de novos empreendimentos e alto índice de pobreza. A efetividade das atividades empreendedoras depende das condições de apoio e infraestrutura. A análise mostra que muitos jovens possuem características positivas que são fundamentais para o empreendedorismo. No entanto, a falta de apoio institucional limita a efetivação em resultados tangíveis. Neste caso, recomenda-se: revisão e simplificação de processos burocráticos; implementação de políticas de incentivo; programas de capacitação; criação de redes de apoio; apoio à inovação; monitoramento e avaliação de políticas.
Downloads
Referências
BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: conceitos e definição. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 28-38, 2014. ISSN 2359-3539.
BARON, R.; SHANE, S. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
CASTEL-BRANCO, R. “Se alguém está cansado de viver”: a economia informal, o estado e a segurança social. In: IESI. Desafios para Moçambique (2021). MACUANE; SIÚTA (Org.). Maputo, 2021.
CHIAU, A. V. Princípios de gestão financeira aplicados às microempresas de Moçambique. 15º Congresso de APDR: Universidade Federal do Paraná, 2005.
DE SOUZA, D. L.; DE SOUZA, J. B.; PASIN, L. E. V.; ZAMBALDE, A. L. Empreendedorismo e desenvolvimento local: uma análise do Programa Microempreendedor Individual em Minas Gerais. Editora Unijuí, ano 14, n. 37, Edição Especial 2016: Empreendedorismo e Inovação, p. 262-292, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.262-292
. Acesso em: 16 nov. 2025.
DOMINGOS, C. T. Políticas públicas de promoção turística e desenvolvimento local sustentável: um estudo de caso em Vilankulos/Moçambique. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia, Administração e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012.
DOS SANTOS, I. C.; FARINA, M. C.; FRAZÃO, C. F.; DE SOUSA, F. G.; DE FONTES, N. M. A teoria do empreendedorismo pelo transbordamento de conhecimento: debates actuais e direcções para pesquisas futuras sobre ecossistemas empreendedores e inovadores. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, 2022. ISSN 2525-3409.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Trad. Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.
GOMES, A. F. O empreendedorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local. UESB, 2021.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MASSENSINI, A. R. Empreendedorismo. Curso Técnico de Administração. Pelotas: SENAC, 2011.
MUCHANGA, C. C. J. Desafios inerentes ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas na cidade de Maputo-Moçambique: estudo de caso da SOJITZ Maputo Cellulose, Lda. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Beira Interior, 2020.
MUSSAGY, I. H.; MANJORO, A. Como construir uma base empresarial competitiva em Moçambique. Empreendedorismo e Inovação em Moçambique: panorâmica actual. Conferência Internacional sobre Empreendedorismo e Inovação. ISCTEM, 2015.
O CONSELHO MUNICIPAL DA VILA DE QUISSICO (CMVQ). Plano de Estrutura Urbana da Vila de Quissico: diagnóstico da situação actual. V.I. Quissico, 2019.
PESSOA, E. Tipos de empreendedorismo: semelhanças e diferenças. São Paulo, 2005.
POSSE, L. Quissico: relatório de dados qualitativos. Barómetro da Governação Municipal. IESE, 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Feevale, 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E EMPREGO (SEJE). Guião do Empreendedor. Coord. Eduardo Chimela. Maputo, 2022.
ZAQUEU, L. C. M. A. Descentralização no estado unitário: participação do poder local e a formulação de políticas públicas para desenvolvimento local em Moçambique, 1990-2010. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, v. 1, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine, Joshua Castigo Lai, Canjara Baltazar da Costa Massango, Jose Orias Armindo Tonela (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





