O impacto das políticas públicas na criação de novos empreendimentos para o crescimento do empreendedorismo, no Município da Vila de Quissico entre 2018 a 2023

The impact of public policies on the creation of new ventures for the growth of entrepreneurship in the Municipality of Vila de Quissico between 2018 and 2023

Autores

  • Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine Uneatlantico ISFIC  Autor
  • Joshua Castigo Lai Autor
  • Canjara Baltazar da Costa Massango Autor
  • Jose Orias Armindo Tonela Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1710

Palavras-chave:

Crescimento; Empreendedorismo; Políticas Públicas.

Resumo

Nos últimos tempos, o empreendedorismo constitui a chave de desenvolvimento econômico local e regional de Estado ou de pessoas, o que se reflete na criação de micro, pequenas, médias e grandes empresas. Este trabalho buscou analisar o impacto das políticas públicas na criação de novos empreendimentos para o crescimento do empreendedorismo no município da Vila de Quissico. Usando uma abordagem quantitativa, tendo em conta o estudo de caso, concluiu-se que: quanto à existência de políticas públicas que incentivam o desenvolvimento do empreendedorismo no município da Vila de Quissico, os empreendedores destacaram a existência de barreiras significativas, como burocracia excessiva, falta de apoio institucional e escassez de programas de capacitação. Além disso, a carência de formação adequada compromete a capacidade desses jovens de gerir seus negócios de maneira eficaz e sustentável. No município existem políticas públicas ineficientes que não incentivam o desenvolvimento do empreendedorismo. Sobre as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo, constatou-se que, por causa da ausência de políticas eficazes que fomentem a criação de novos negócios, há escassez de novos empreendimentos e alto índice de pobreza. A efetividade das atividades empreendedoras depende das condições de apoio e infraestrutura. A análise mostra que muitos jovens possuem características positivas que são fundamentais para o empreendedorismo. No entanto, a falta de apoio institucional limita a efetivação em resultados tangíveis. Neste caso, recomenda-se: revisão e simplificação de processos burocráticos; implementação de políticas de incentivo; programas de capacitação; criação de redes de apoio; apoio à inovação; monitoramento e avaliação de políticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joaquim Mulamula Sabino Mbanguine, Uneatlantico ISFIC 

    Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação-Uneatlantico/Espanha; e Mestre em Empreendedorismo e Desenvolvimento Local-Gwaza Muthini; Doutorando em Riscos complexos Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência/ISFIC https://orcid.org/0009-0004-4765-0788) 

  • Joshua Castigo Lai

    Mestre em Gestão de Recursos humanos; doutorando em Ciências de Educação e TIC’s 

  • Canjara Baltazar da Costa Massango

    Mestre em Gestão de Empresas; Doutoranda em Riscos Complexos

  • Jose Orias Armindo Tonela

    Mestre em Organização e Gestão Pedagógica

Referências

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: conceitos e definição. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 28-38, 2014. ISSN 2359-3539.

BARON, R.; SHANE, S. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

CASTEL-BRANCO, R. “Se alguém está cansado de viver”: a economia informal, o estado e a segurança social. In: IESI. Desafios para Moçambique (2021). MACUANE; SIÚTA (Org.). Maputo, 2021.

CHIAU, A. V. Princípios de gestão financeira aplicados às microempresas de Moçambique. 15º Congresso de APDR: Universidade Federal do Paraná, 2005.

DE SOUZA, D. L.; DE SOUZA, J. B.; PASIN, L. E. V.; ZAMBALDE, A. L. Empreendedorismo e desenvolvimento local: uma análise do Programa Microempreendedor Individual em Minas Gerais. Editora Unijuí, ano 14, n. 37, Edição Especial 2016: Empreendedorismo e Inovação, p. 262-292, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.262-292

. Acesso em: 16 nov. 2025.

DOMINGOS, C. T. Políticas públicas de promoção turística e desenvolvimento local sustentável: um estudo de caso em Vilankulos/Moçambique. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia, Administração e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012.

DOS SANTOS, I. C.; FARINA, M. C.; FRAZÃO, C. F.; DE SOUSA, F. G.; DE FONTES, N. M. A teoria do empreendedorismo pelo transbordamento de conhecimento: debates actuais e direcções para pesquisas futuras sobre ecossistemas empreendedores e inovadores. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, 2022. ISSN 2525-3409.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Trad. Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

GOMES, A. F. O empreendedorismo como uma alavanca para o desenvolvimento local. UESB, 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MASSENSINI, A. R. Empreendedorismo. Curso Técnico de Administração. Pelotas: SENAC, 2011.

MUCHANGA, C. C. J. Desafios inerentes ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas na cidade de Maputo-Moçambique: estudo de caso da SOJITZ Maputo Cellulose, Lda. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Beira Interior, 2020.

MUSSAGY, I. H.; MANJORO, A. Como construir uma base empresarial competitiva em Moçambique. Empreendedorismo e Inovação em Moçambique: panorâmica actual. Conferência Internacional sobre Empreendedorismo e Inovação. ISCTEM, 2015.

O CONSELHO MUNICIPAL DA VILA DE QUISSICO (CMVQ). Plano de Estrutura Urbana da Vila de Quissico: diagnóstico da situação actual. V.I. Quissico, 2019.

PESSOA, E. Tipos de empreendedorismo: semelhanças e diferenças. São Paulo, 2005.

POSSE, L. Quissico: relatório de dados qualitativos. Barómetro da Governação Municipal. IESE, 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Feevale, 2013.

SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E EMPREGO (SEJE). Guião do Empreendedor. Coord. Eduardo Chimela. Maputo, 2022.

ZAQUEU, L. C. M. A. Descentralização no estado unitário: participação do poder local e a formulação de políticas públicas para desenvolvimento local em Moçambique, 1990-2010. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, v. 1, 2014.

Downloads

Publicado

19.11.2025

Como Citar

MBANGUINE, Joaquim Mulamula Sabino; LAI, Joshua Castigo; MASSANGO, Canjara Baltazar da Costa; TONELA, Jose Orias Armindo. O impacto das políticas públicas na criação de novos empreendimentos para o crescimento do empreendedorismo, no Município da Vila de Quissico entre 2018 a 2023: The impact of public policies on the creation of new ventures for the growth of entrepreneurship in the Municipality of Vila de Quissico between 2018 and 2023. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1710. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1710. Acesso em: 20 nov. 2025.