A dominação total como resultado do esfacelamento do pensar: Hannah Arendt e Theodor Adorno
The total domination because of the fragmentation of thinking: Hannah Arendt and Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1714Palavras-chave:
Arendt; Adorno; TotalitarismoResumo
O objetivo deste artigo é estabelecer uma conexão entre o pensamento de Hannah Arendt sobre a caracterização dos sistemas totalitários nas Origens do Totalitarismo e a reflexão realizada por Theodor Adorno e Max Horkheimer acerca da condição de irreflexão ou incapacidade de pensar. Apresenta-se a hipótese de que os três autores entram em consonância na medida em que entendem que a incapacidade de pensar deixa os indivíduos suscetíveis à dominação total preconizada pelos regimes totalitários.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.
ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.
ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BACH, A. Julgar é preciso: considerações sobre o pensamento de Hannah Arendt. Cadernos de Ética e Filosofia Política, v. 9, p. 17-40, São Paulo, USP, 2006.
FREITAS, V. Subjetividade esclarecida: do mito como racionalização à ciência como mitologia. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas, v. 1, p. 52-58, Belo Horizonte, Unicentro, 1999.
MAAR, W. L. Adorno, semiformação e educação. Educação e Sociedade, v. 24, n. 83, p. 459-476, Campinas, UNICAMP, 2003.
MENEZES, H. Uma aproximação tensional entre Theodor Adorno e Hannah Arendt: pensamento e considerações morais no interior do projeto do esclarecimento. Humanidades em Diálogo, v. 42, p. 179-194, São Paulo, USP, 2012.
TEIXEIRA, L. A banalidade do mal como subproduto da Dialética do Esclarecimento: um diálogo entre Arendt, Adorno e Horkheimer. Investigação Filosófica em Diálogo, v. 7, p. 2-28, Campinas, PUC-Campinas, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Carlos de Carvalho Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





