“Carta escrita em 2070”: Educação ambiental, escrita e participação Escolar — Um estudo de caso na Emef Gonçalo Vieira

"Letter written in 2070": Environmental education, writing and school participation — A case study at the Gonçalo Vieira Elementary School

Autores

  • Clerisvani Santos Silva Facultad Interamericana de Ciências Autor
  • Fábio Coelho Pinto SEDUC Autor
  • Regilvan Loiola dos Santos Facultad Interamericana de Ciências Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1753

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Escrita Criativa; Participação Comunitária; Sustentabilidade; Ensino Fundamental.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do projeto de educação ambiental “Carta escrita em 2070”, realizado na EMEF Gonçalo Vieira, em Breu Branco (PA), com a participação de aproximadamente 900 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Idealizado pela professora Clerisvani S. Silva, em co-coordenação com a professora Helena Soares, e com apoio dos demais docentes e das coordenadoras pedagógicas Elizabete Rodrigues, Regiane Silva e Rosane Lopes, o projeto envolveu produção textual inspirada no curta-metragem homônimo, seleção de redações, votação pública via rede social e publicação de uma coletânea impressa. Adotou-se uma abordagem metodológica de pesquisa-ação qualitativa, ampliada com análise de conteúdo e observação participante.O estudo evidencia o potencial das práticas de escrita criativa e da mediação cultural na promoção de consciência ambiental e engajamento comunitário, articulando pedagogia crítica e educação ambiental emancipatória. O projeto também incorporou o uso de tecnologias digitais por meio da criação de um blog escolar e da divulgação das produções via WhatsApp e redes sociais, ampliando o alcance comunitário e fortalecendo a cultura digital dos estudantes. 

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Biografia do Autor

  • Clerisvani Santos Silva, Facultad Interamericana de Ciências

    Mestranda em Educação – Facultad Interamericana de Ciências, PA – Brasil

  • Fábio Coelho Pinto, SEDUC

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação – Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS); Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA), Brasil

  • Regilvan Loiola dos Santos, Facultad Interamericana de Ciências

    Mestrando em Educação – Facultad Interamericana de Ciências, PA – Brasil

Referências

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Publicado

28.11.2025

Como Citar

SILVA, Clerisvani Santos; PINTO, Fábio Coelho; SANTOS, Regilvan Loiola dos. “Carta escrita em 2070”: Educação ambiental, escrita e participação Escolar — Um estudo de caso na Emef Gonçalo Vieira: "Letter written in 2070": Environmental education, writing and school participation — A case study at the Gonçalo Vieira Elementary School. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1753. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1753. Acesso em: 4 dez. 2025.