“Carta escrita em 2070”: Educação ambiental, escrita e participação Escolar — Um estudo de caso na Emef Gonçalo Vieira
"Letter written in 2070": Environmental education, writing and school participation — A case study at the Gonçalo Vieira Elementary School
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1753Palavras-chave:
Educação Ambiental; Escrita Criativa; Participação Comunitária; Sustentabilidade; Ensino Fundamental.Resumo
Este artigo apresenta uma análise do projeto de educação ambiental “Carta escrita em 2070”, realizado na EMEF Gonçalo Vieira, em Breu Branco (PA), com a participação de aproximadamente 900 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Idealizado pela professora Clerisvani S. Silva, em co-coordenação com a professora Helena Soares, e com apoio dos demais docentes e das coordenadoras pedagógicas Elizabete Rodrigues, Regiane Silva e Rosane Lopes, o projeto envolveu produção textual inspirada no curta-metragem homônimo, seleção de redações, votação pública via rede social e publicação de uma coletânea impressa. Adotou-se uma abordagem metodológica de pesquisa-ação qualitativa, ampliada com análise de conteúdo e observação participante.O estudo evidencia o potencial das práticas de escrita criativa e da mediação cultural na promoção de consciência ambiental e engajamento comunitário, articulando pedagogia crítica e educação ambiental emancipatória. O projeto também incorporou o uso de tecnologias digitais por meio da criação de um blog escolar e da divulgação das produções via WhatsApp e redes sociais, ampliando o alcance comunitário e fortalecendo a cultura digital dos estudantes.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
JACOBI, P. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200007
LEONEL, R. S. et al. Educação ambiental: desafios e possibilidades no cotidiano da educação fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 2, 2025.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. (orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologias aplicadas à educação ambiental. Curitiba: CRV, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Clerisvani Santos Silva, Fábio Coelho Pinto, Regilvan Loiola dos Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





