O Papel do coordenador pedagógico na era digital: desafios da Educação contemporânea

The Role of the Pedagogical Coordinator in the Digital Age: Challenges of Contemporary Education

Autores

  • Mônica da Silva de Oliveira SEMED Autor
  • Fábio Coelho Pinto SEDUC Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1769

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Gestão escolar. Escolas públicas.

Resumo

O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas é fundamental para a qualidade do ensino e o sucesso da gestão escolar. Este estudo buscou aprofundar essa relevância, utilizando uma abordagem qualitativa que envolveu revisão de literatura e análise de documentos. O que se percebe é que o coordenador atua como a principal ponte entre a gestão, o corpo docente e a comunidade. Apesar dessa grande importância, a realidade encontrada expõe um cenário de grandes dificuldades. A sobrecarga de funções é evidente, assim como a carência de políticas institucionais que favoreçam sua autonomia e a nítida falta de valorização profissional. Concluímos, portanto, que fortalecer a atuação do coordenador pedagógico exige duas frentes: reconhecer sua importância estratégica e investir seriamente em condições de trabalho e formação. A consolidação de uma prática pedagógica reflexiva e colaborativa é o caminho indispensável para que a escola pública finalmente cumpra seu papel social, garantindo uma educação democrática, equitativa e de qualidade. 

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Biografia do Autor

  • Mônica da Silva de Oliveira, SEMED

    Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, SEMED-Cametá-PA, Brasil.

  • Fábio Coelho Pinto, SEDUC

    Professor Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Educação da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais FICS, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA), Brasil  

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Publicado

02.12.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Mônica da Silva de; PINTO, Fábio Coelho. O Papel do coordenador pedagógico na era digital: desafios da Educação contemporânea: The Role of the Pedagogical Coordinator in the Digital Age: Challenges of Contemporary Education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1769. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1769. Acesso em: 4 dez. 2025.