Projeto Escola segura, aluno cidadão como fator de transformação social na cidade de Manaus, Amazonas
The safe School, citizen Student project as a factor of social transformation in the city of Manaus, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1848Palavras-chave:
Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC); Polícia Militar; Transformação Social; Cidadania; Disciplina; Manaus.Resumo
Este artigo objetiva descrever o perfil do Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (PESAC) como um fator de transformação social na cidade de Manaus, Amazonas. O PESAC é um programa do Governo do Estado do Amazonas, em parceria com a Polícia Militar (PMAM) e a Secretaria de Educação, que visa fomentar cidadania, disciplina, civismo, liderança e meritocracia entre os alunos da rede pública. O projeto busca reformular a gestão educacional por meio de um modelo cívico-militar que promove um ambiente seguro e propício à formação cidadã. A problemática central questiona os benefícios da implementação desses projetos cívico-sociais pela PM na sociedade amazonense. A hipótese proposta é que, ao inserir o jovem carente em um ambiente de culto à disciplina e responsabilidade, o projeto proporciona novas perspectivas de futuro, direcionando-o à mudança de vida através do estudo. A metodologia utilizada é um levantamento bibliográfico de natureza exploratória e descritiva.
Downloads
Referências
AQUINO, JÚLIO GROPPA. Violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 47, p. 7-19, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621998000400002
BASTOS, MANOEL DE JESUS. A importância da ética na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 2, v. 1, n. 5, p. 264-276, 2017. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/etica-na-educacao
INSTITUTO CIDADES SUSTENTÁVEIS. Mapa da desigualdade entre as capitais. 2024.
LIMA, RUTE COSTA. Gestão escolar: um estudo do processo de implantação do Projeto Escola Segura e Cidadã (PESC) na Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz D’Oliveira – Manaus-AM. Trabalho científico decorrente de pesquisa de mestrado. Revista Amor Mundi, 2021. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i6.131
LIMA, RUTE COSTA. Implantação do Projeto Escola Segura e Cidadã (PESC) como instrumento pedagógico disciplinar. Avanços & Olhares, n. 4. Barra do Garças: Instituto IESA, 2019.
POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS. Manual metodológico de controle e avaliação dos projetos sociais em educação da PMAM. Manaus: Polícia Militar do Amazonas, 2022.
OLIVEIRA, CYBELLE ALINE; SOUZA, FRANCISCA CLÁUDIA; SANTOS, VÂNIA APARECIDA. A importância do projeto educativo social na escola: uma revisão bibliográfica. Periódicos UFAM, 2022.
POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS. Projeto Escola Segura e Cidadã. 2024.
POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS. Formando Cidadão: programa social da PMAM. Manaus, 2025.
SANTOS, DÉCIO OLIVEIRA DOS; SOUZA, JOSÉ CLÉCIO SILVA DE. Educação como prevenção à violência. Revista Educação Pública, v. 21, n. 22, 2021.
SANTOS, ADEILSON GONZAGA DOS et al. A fragilidade do sistema de segurança nas instituições de ensino superior no estado do Amazonas. Revista FT, 2023.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS. Programa Escola Segura e Cidadã atende mais de 20 mil alunos. 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ministério da Educação apresenta os resultados do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, DF, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Evander Kelly Ávila, Bruno Jordano da Silva Brito, Guilherme Lischt da Silva, Carlos Eduardo Silva de Oliveira, Denison Melo de Aguiar (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





