Breves considerações sobre a utilização do consensualismo na Administração Pública, sob a perspectiva da construção histórica do Direito Administrativo
Brief considerations on the use of consensus in Public Administration, from the perspective of the historical construction of Administrative Law.
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1897Palavras-chave:
consensualidade; Estado; AdministraçãoResumo
O presente artigo tem por propósito discutir e trazer algumas breves considerações sobre o consensualismo na Administração Pública. A promoção da consensualidade tem recebido incentivo no sistema jurídico brasileiro, incluindo a aplicação na Administração Pública. Um dos assuntos mais abordados na discussão sobre a reforma e a modernização da Administração Pública é a viabilidade de se empregar métodos consensuais para a resolução de conflitos pelo Estado. Nota-se que a sociedade tem exigido, de maneira crescente, uma atuação governamental que privilegie uma cultura de diálogo, capaz de levar em conta as expectativas dos diferentes segmentos da população. Entretanto, desenvolver uma nova perspectiva para resolver conflitos demanda a superação de antigas maneiras de entender a interação entre o Estado e os Cidadãos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. N. de. O direito administrativo e sua história. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 95, p. 147–166, 2000. In: TEIXEIRA NUNES JÚNIOR, Amandino. A evolução do direito administrativo e seus desafios atuais. Revista Controle – Doutrina e Artigos, Fortaleza, v. 22, n. 2, p. 63–76, 2024. DOI: https://doi.org/10.32586/rcda.v22i2.900
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 10. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MIRANDA, Jorge. A evolução dos direitos fundamentais até os tempos contemporâneos. In: BERTOLDI, Márcia Rodrigues; SPOSATO, Karyna Batista (coord.). Direitos humanos: entre a utopia e a contemporaneidade. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de direito administrativo: parte introdutória, parte geral e parte especial. 16. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. A consensualidade no direito público sancionador e os acordos nas ações de improbidade administrativa. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 427, p. 197–218, 2018.
OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de direito administrativo. 11. ed. Rio de Janeiro: Método, 2023.
ROSA, Márcio Fernando Elias. Direito administrativo. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Clayton Vila Nova de Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





