Planejamento de Cenários para a Resiliência da Cadeia de Suprimentos dos EUA: Modelando os Impactos de Disrupções Geopolíticas e a Volatilidade dos Custos de Frete

Scenario Planning for the Resilience of U.S. Supply Chains: Modeling the Impacts of Geopolitical Disruptions and Freight Cost Volatility

Autores

  • Ivan de Matos Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1420

Palavras-chave:

planejamento de cenários; resiliência; custos de frete; geopolítica; TTS/TTR; Estados Unidos.

Resumo

Este artigo examina o uso do planejamento de cenários como instrumento de decisão para fortalecer a resiliência das cadeias de suprimentos dos Estados Unidos diante de disrupções geopolíticas, como sanções, conflitos, embargos e choques regulatórios, bem como da volatilidade dos custos de frete nos modais marítimo, ferroviário, rodoviário e aéreo. A pesquisa integra a literatura de operações e risco com práticas de inteligência estratégica, propondo um método que conecta narrativas plausíveis a modelos quantitativos — simulação de eventos discretos, dinâmica de sistemas e Monte Carlo —, gerando métricas de TTS/TTR, OTIF, Operational VaR e perda evitada sob diferentes trajetórias. Argumenta-se que a utilidade dos cenários se amplia quando vinculada a sinais precursores (signposts) e gatilhos de decisão, os quais acionam opcionalidades contratuais, buffers estruturais e rerroteamento multi-gateway. Evidências de relatórios setoriais e de políticas públicas, como o National Freight Strategic Plan (USDOT), indicam que a combinação de arquitetura modular, dados interorganizacionais e contratos com opções contribui para reduzir a área do “triângulo da resiliência” e proteger margens em contextos de choque (SHEFFI, 2015; CHOPRA; MEINDL, 2016; USDOT, 2020; UNCTAD, 2020; SEA-INTELLIGENCE, 2021).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan de Matos

    Formado em Logística, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci
    Pós-graduado em Administração de Pessoas, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci

Referências

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. 6. ed. Boston: Pearson, 2016.

CHRISTOPHER, M. Logistics & Supply Chain Management. 5. ed. Harlow: Pearson, 2016.

CLARKSONS RESEARCH. Container Intelligence Quarterly. London: Clarksons Research, 2021.

DREWRY. Container Forecaster. London: Drewry Maritime Research, 2021.

EIA – U.S. ENERGY INFORMATION ADMINISTRATION. Short-Term Energy Outlook. Washington, DC: EIA, 2021.

HARALAMBIDES, H. E. Gigantism in container shipping, ports and global logistics: a time-lapse into the future. Maritime Economics & Logistics, v. 21, p. 1–60, 2019. DOI: https://doi.org/10.1057/s41278-018-00116-0

IAPH – INTERNATIONAL ASSOCIATION OF PORTS AND HARBORS. COVID-19 Port Economic Impact Barometer. Antwerp: IAPH, 2020.

ISO. ISO 22301:2019 — Security and Resilience — Business Continuity Management Systems — Requirements. Genebra: ISO, 2019.

IVANOV, D.; DOLGUI, A. Viability of intertwined supply networks: extending the supply chain resilience angles. International Journal of Production Research, v. 58, n. 10, p. 2904–2915, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00207543.2020.1750727

NOTTEBOOM, T.; PALLIS, A. Port Economics, Management and Policy: COVID-19 and the Impact on Ports. Relatórios/briefs, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429318184

NOTTEBOOM, T.; RODRIGUE, J.-P. Port congestion and the destabilization of supply chains in 2020/2021. Maritime Economics & Logistics, 2021.

OECD/ITF – INTERNATIONAL TRANSPORT FORUM. Policies to Enhance Intermodal Connectivity and Performance. Paris: OECD Publishing, 2016.

PONOMAROV, S. Y.; HOLCOMB, M. C. Understanding the concept of supply chain resilience. The International Journal of Logistics Management, v. 20, n. 1, p. 124–143, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/09574090910954873

RODRIGUE, J.-P. The Geography of Transport Systems. 4. ed. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429346323

SCHOEMAKER, P. J. H. Scenario planning: a tool for strategic thinking. Sloan Management Review, v. 36, n. 2, p. 25–40, 1995.

SEA-INTELLIGENCE MARITIME ANALYSIS. Global Liner Performance (GLP) Report. Copenhagen: Sea-Intelligence, 2021.

SHEFFI, Y. The Power of Resilience: How the Best Companies Manage the Unexpected. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262029797.001.0001

SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. 3. ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008.

UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. Review of Maritime Transport 2020. Geneva: UNCTAD, 2020.

USDOT – UNITED STATES DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. National Freight Strategic Plan. Washington, DC: USDOT, 2020.

WACK, P. Scenarios: Shooting the rapids. Harvard Business Review, v. 63, n. 6, p. 139–150, 1985.

WORLD BANK; IHS MARKIT. Container Port Performance Index 2020. Washington, DC: World Bank, 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

25.01.2025

Como Citar

MATOS, Ivan de. Planejamento de Cenários para a Resiliência da Cadeia de Suprimentos dos EUA: Modelando os Impactos de Disrupções Geopolíticas e a Volatilidade dos Custos de Frete: Scenario Planning for the Resilience of U.S. Supply Chains: Modeling the Impacts of Geopolitical Disruptions and Freight Cost Volatility. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1420. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1420. Acesso em: 6 out. 2025.