Planejamento de Cenários para a Resiliência da Cadeia de Suprimentos dos EUA: Modelando os Impactos de Disrupções Geopolíticas e a Volatilidade dos Custos de Frete
Scenario Planning for the Resilience of U.S. Supply Chains: Modeling the Impacts of Geopolitical Disruptions and Freight Cost Volatility
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1420Palavras-chave:
planejamento de cenários; resiliência; custos de frete; geopolítica; TTS/TTR; Estados Unidos.Resumo
Este artigo examina o uso do planejamento de cenários como instrumento de decisão para fortalecer a resiliência das cadeias de suprimentos dos Estados Unidos diante de disrupções geopolíticas, como sanções, conflitos, embargos e choques regulatórios, bem como da volatilidade dos custos de frete nos modais marítimo, ferroviário, rodoviário e aéreo. A pesquisa integra a literatura de operações e risco com práticas de inteligência estratégica, propondo um método que conecta narrativas plausíveis a modelos quantitativos — simulação de eventos discretos, dinâmica de sistemas e Monte Carlo —, gerando métricas de TTS/TTR, OTIF, Operational VaR e perda evitada sob diferentes trajetórias. Argumenta-se que a utilidade dos cenários se amplia quando vinculada a sinais precursores (signposts) e gatilhos de decisão, os quais acionam opcionalidades contratuais, buffers estruturais e rerroteamento multi-gateway. Evidências de relatórios setoriais e de políticas públicas, como o National Freight Strategic Plan (USDOT), indicam que a combinação de arquitetura modular, dados interorganizacionais e contratos com opções contribui para reduzir a área do “triângulo da resiliência” e proteger margens em contextos de choque (SHEFFI, 2015; CHOPRA; MEINDL, 2016; USDOT, 2020; UNCTAD, 2020; SEA-INTELLIGENCE, 2021).
Downloads
Referências
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. 6. ed. Boston: Pearson, 2016.
CHRISTOPHER, M. Logistics & Supply Chain Management. 5. ed. Harlow: Pearson, 2016.
CLARKSONS RESEARCH. Container Intelligence Quarterly. London: Clarksons Research, 2021.
DREWRY. Container Forecaster. London: Drewry Maritime Research, 2021.
EIA – U.S. ENERGY INFORMATION ADMINISTRATION. Short-Term Energy Outlook. Washington, DC: EIA, 2021.
HARALAMBIDES, H. E. Gigantism in container shipping, ports and global logistics: a time-lapse into the future. Maritime Economics & Logistics, v. 21, p. 1–60, 2019. DOI: https://doi.org/10.1057/s41278-018-00116-0
IAPH – INTERNATIONAL ASSOCIATION OF PORTS AND HARBORS. COVID-19 Port Economic Impact Barometer. Antwerp: IAPH, 2020.
ISO. ISO 22301:2019 — Security and Resilience — Business Continuity Management Systems — Requirements. Genebra: ISO, 2019.
IVANOV, D.; DOLGUI, A. Viability of intertwined supply networks: extending the supply chain resilience angles. International Journal of Production Research, v. 58, n. 10, p. 2904–2915, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00207543.2020.1750727
NOTTEBOOM, T.; PALLIS, A. Port Economics, Management and Policy: COVID-19 and the Impact on Ports. Relatórios/briefs, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429318184
NOTTEBOOM, T.; RODRIGUE, J.-P. Port congestion and the destabilization of supply chains in 2020/2021. Maritime Economics & Logistics, 2021.
OECD/ITF – INTERNATIONAL TRANSPORT FORUM. Policies to Enhance Intermodal Connectivity and Performance. Paris: OECD Publishing, 2016.
PONOMAROV, S. Y.; HOLCOMB, M. C. Understanding the concept of supply chain resilience. The International Journal of Logistics Management, v. 20, n. 1, p. 124–143, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/09574090910954873
RODRIGUE, J.-P. The Geography of Transport Systems. 4. ed. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429346323
SCHOEMAKER, P. J. H. Scenario planning: a tool for strategic thinking. Sloan Management Review, v. 36, n. 2, p. 25–40, 1995.
SEA-INTELLIGENCE MARITIME ANALYSIS. Global Liner Performance (GLP) Report. Copenhagen: Sea-Intelligence, 2021.
SHEFFI, Y. The Power of Resilience: How the Best Companies Manage the Unexpected. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262029797.001.0001
SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies. 3. ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008.
UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. Review of Maritime Transport 2020. Geneva: UNCTAD, 2020.
USDOT – UNITED STATES DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. National Freight Strategic Plan. Washington, DC: USDOT, 2020.
WACK, P. Scenarios: Shooting the rapids. Harvard Business Review, v. 63, n. 6, p. 139–150, 1985.
WORLD BANK; IHS MARKIT. Container Port Performance Index 2020. Washington, DC: World Bank, 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ivan de Matos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.