Definição e Gestão de KPIs para a Otimização Logística: Uma Análise Crítica da Taxa de Utilização de Contêineres, Custo por Unidade Transportada e Emissões de GEE

Defining and Managing KPIs for Logistics Optimization: A Critical Analysis of Container Utilization Rate, Cost per Transported Unit, and GHG Emissions

Autores

  • Ivan de Matos Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1421

Palavras-chave:

logística; KPIs; contêiner; custos logísticos; emissões; GEE.

Resumo

Este artigo discute o desenho e a governança de indicadores-chave de desempenho (KPIs) em operações logísticas intermodais, com foco em três métricas estruturantes: taxa de utilização de contêineres, custo por unidade transportada e emissões de gases de efeito estufa (GEE). Propõe-se um enquadramento que integra definição operacional rigorosa, padronização de dados, métodos de apuração e uso gerencial ancorado em trade-offs entre eficiência, resiliência e sustentabilidade. A análise articula literatura de gestão de operações, economia do transporte e contabilidade de carbono, evidenciando como escolhas aparentemente técnicas — tais como denominadores, janelas de medição, mix de carga e escopos de emissões — alteram a narrativa de desempenho e a alocação de capital (CHRISTOPHER, 2016; CHOPRA; MEINDL, 2016; UNCTAD, 2020; WORLD BANK, 2020; GHG PROTOCOL, 2011; SMART FREIGHT CENTRE, 2019).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan de Matos

    Formado em Logística, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci
    Pós-graduado em Administração de Pessoas, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci

Referências

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. 6. ed. Boston: Pearson, 2016.

CHRISTOPHER, M. Logistics & Supply Chain Management. 5. ed. Harlow: Pearson, 2016.

CLARKSONS RESEARCH. Container Intelligence Quarterly. London: Clarksons Research, 2021.

DREWRY. Container Forecaster. London: Drewry Maritime Research, 2021.

EIA – U.S. ENERGY INFORMATION ADMINISTRATION. Short-Term Energy Outlook. Washington, DC: EIA, 2021.

EN 16258. Methodology for Calculation and Declaration of Energy Consumption and GHG Emissions of Transport Services (freight and passengers). Brussels: CEN, 2012.

GHG PROTOCOL. Corporate Value Chain (Scope 3) Accounting and Reporting Standard. Washington, DC: WRI/WBCSD, 2011.

HARALAMBIDES, H. E. Gigantism in container shipping, ports and global logistics: a time-lapse into the future. Maritime Economics & Logistics, v. 21, p. 1–60, 2019. DOI: https://doi.org/10.1057/s41278-018-00116-0

IAPH – INTERNATIONAL ASSOCIATION OF PORTS AND HARBORS. COVID-19 Port Economic Impact Barometer. Antwerp: IAPH, 2020.

IMO – INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. IMO 2020 Sulphur Cap: Guidance and Impacts. London: IMO, 2020.

ISO. ISO 22301:2019 — Security and Resilience — Business Continuity Management Systems — Requirements. Genebra: ISO, 2019.

IVANOV, D.; DOLGUI, A. Viability of intertwined supply networks: extending the supply chain resilience angles. International Journal of Production Research, v. 58, n. 10, p. 2904–2915, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00207543.2020.1750727

KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Time-Driven Activity-Based Costing: A Simpler and More Powerful Path to Higher Profits. Boston: Harvard Business School Press, 2007.

NOTTEBOOM, T.; PALLIS, A. Port Economics, Management and Policy: COVID-19 and the impact on ports. Relatórios/briefs, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429318184

NOTTEBOOM, T.; RODRIGUE, J.-P. Port congestion and the destabilization of supply chains in 2020/2021. Maritime Economics & Logistics, 2021.

OECD/ITF – INTERNATIONAL TRANSPORT FORUM. Policies to Enhance Intermodal Connectivity and Performance. Paris: OECD Publishing, 2016.

PONOMAROV, S. Y.; HOLCOMB, M. C. Understanding the concept of supply chain resilience. The International Journal of Logistics Management, v. 20, n. 1, p. 124–143, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/09574090910954873

RODRIGUE, J.-P. The Geography of Transport Systems. 4. ed. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429346323

SEA-INTELLIGENCE MARITIME ANALYSIS. Global Liner Performance (GLP) Report. Copenhagen: Sea-Intelligence, 2021.

SHEFFI, Y. The Power of Resilience: How the Best Companies Manage the Unexpected. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262029797.001.0001

SMART FREIGHT CENTRE. Global Logistics Emissions Council (GLEC) Framework. Amsterdam: SFC, 2019.

UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. Review of Maritime Transport 2020. Geneva: UNCTAD, 2020.

WORLD BANK; IHS MARKIT. Container Port Performance Index 2020. Washington, DC: World Bank, 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

27.07.2025

Como Citar

MATOS, Ivan de. Definição e Gestão de KPIs para a Otimização Logística: Uma Análise Crítica da Taxa de Utilização de Contêineres, Custo por Unidade Transportada e Emissões de GEE: Defining and Managing KPIs for Logistics Optimization: A Critical Analysis of Container Utilization Rate, Cost per Transported Unit, and GHG Emissions. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1421. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1421. Acesso em: 6 out. 2025.