Definição e Gestão de KPIs para a Otimização Logística: Uma Análise Crítica da Taxa de Utilização de Contêineres, Custo por Unidade Transportada e Emissões de GEE
Defining and Managing KPIs for Logistics Optimization: A Critical Analysis of Container Utilization Rate, Cost per Transported Unit, and GHG Emissions
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1421Palavras-chave:
logística; KPIs; contêiner; custos logísticos; emissões; GEE.Resumo
Este artigo discute o desenho e a governança de indicadores-chave de desempenho (KPIs) em operações logísticas intermodais, com foco em três métricas estruturantes: taxa de utilização de contêineres, custo por unidade transportada e emissões de gases de efeito estufa (GEE). Propõe-se um enquadramento que integra definição operacional rigorosa, padronização de dados, métodos de apuração e uso gerencial ancorado em trade-offs entre eficiência, resiliência e sustentabilidade. A análise articula literatura de gestão de operações, economia do transporte e contabilidade de carbono, evidenciando como escolhas aparentemente técnicas — tais como denominadores, janelas de medição, mix de carga e escopos de emissões — alteram a narrativa de desempenho e a alocação de capital (CHRISTOPHER, 2016; CHOPRA; MEINDL, 2016; UNCTAD, 2020; WORLD BANK, 2020; GHG PROTOCOL, 2011; SMART FREIGHT CENTRE, 2019).
Downloads
Referências
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation. 6. ed. Boston: Pearson, 2016.
CHRISTOPHER, M. Logistics & Supply Chain Management. 5. ed. Harlow: Pearson, 2016.
CLARKSONS RESEARCH. Container Intelligence Quarterly. London: Clarksons Research, 2021.
DREWRY. Container Forecaster. London: Drewry Maritime Research, 2021.
EIA – U.S. ENERGY INFORMATION ADMINISTRATION. Short-Term Energy Outlook. Washington, DC: EIA, 2021.
EN 16258. Methodology for Calculation and Declaration of Energy Consumption and GHG Emissions of Transport Services (freight and passengers). Brussels: CEN, 2012.
GHG PROTOCOL. Corporate Value Chain (Scope 3) Accounting and Reporting Standard. Washington, DC: WRI/WBCSD, 2011.
HARALAMBIDES, H. E. Gigantism in container shipping, ports and global logistics: a time-lapse into the future. Maritime Economics & Logistics, v. 21, p. 1–60, 2019. DOI: https://doi.org/10.1057/s41278-018-00116-0
IAPH – INTERNATIONAL ASSOCIATION OF PORTS AND HARBORS. COVID-19 Port Economic Impact Barometer. Antwerp: IAPH, 2020.
IMO – INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. IMO 2020 Sulphur Cap: Guidance and Impacts. London: IMO, 2020.
ISO. ISO 22301:2019 — Security and Resilience — Business Continuity Management Systems — Requirements. Genebra: ISO, 2019.
IVANOV, D.; DOLGUI, A. Viability of intertwined supply networks: extending the supply chain resilience angles. International Journal of Production Research, v. 58, n. 10, p. 2904–2915, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00207543.2020.1750727
KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Time-Driven Activity-Based Costing: A Simpler and More Powerful Path to Higher Profits. Boston: Harvard Business School Press, 2007.
NOTTEBOOM, T.; PALLIS, A. Port Economics, Management and Policy: COVID-19 and the impact on ports. Relatórios/briefs, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429318184
NOTTEBOOM, T.; RODRIGUE, J.-P. Port congestion and the destabilization of supply chains in 2020/2021. Maritime Economics & Logistics, 2021.
OECD/ITF – INTERNATIONAL TRANSPORT FORUM. Policies to Enhance Intermodal Connectivity and Performance. Paris: OECD Publishing, 2016.
PONOMAROV, S. Y.; HOLCOMB, M. C. Understanding the concept of supply chain resilience. The International Journal of Logistics Management, v. 20, n. 1, p. 124–143, 2009. DOI: https://doi.org/10.1108/09574090910954873
RODRIGUE, J.-P. The Geography of Transport Systems. 4. ed. New York: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429346323
SEA-INTELLIGENCE MARITIME ANALYSIS. Global Liner Performance (GLP) Report. Copenhagen: Sea-Intelligence, 2021.
SHEFFI, Y. The Power of Resilience: How the Best Companies Manage the Unexpected. Cambridge, MA: MIT Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262029797.001.0001
SMART FREIGHT CENTRE. Global Logistics Emissions Council (GLEC) Framework. Amsterdam: SFC, 2019.
UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. Review of Maritime Transport 2020. Geneva: UNCTAD, 2020.
WORLD BANK; IHS MARKIT. Container Port Performance Index 2020. Washington, DC: World Bank, 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ivan de Matos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.