Como integrar as práticas restaurativas ao currículo escolar

How to integrate restorative practices into school curriculum

Autores

  • Edenir Gomes UFRGS Autor
  • Rosane Aragón PPGEDU e UFRGS Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1640

Palavras-chave:

​Práticas restaurativas; currículo; educação básica.

Resumo

Esta investigação científica aborda a integração das práticas restaurativas ao currículo escolar, ou seja, busca demonstrar como trabalhar os temas previstos no currículo por meio de metodologias que utilizam as ferramentas dos círculos de construção de paz, oriundos da Justiça Restaurativa. O objetivo é evidenciar que essa integração é possível a partir de um planejamento educacional intencionalmente orientado para tal finalidade. Trata-se de uma análise parcial dos dados de uma pesquisa experimental realizada com professores da Educação Básica de escolas públicas situadas em diversas regiões do Brasil, os quais atuam também como facilitadores de círculos de construção de paz. As referências bibliográficas que fundamentam este estudo baseiam-se em Boyes-Watson e Pranis (2011; 2018), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018; 2024) e em Piaget (1973). A partir da investigação, constatou-se que as práticas restaurativas podem ser integradas ao currículo escolar, contribuindo para a construção de um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento das habilidades e competências que constituem direitos de aprendizagem, conforme preconizado pela BNCC.

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Biografia do Autor

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Publicado

05.11.2025

Como Citar

GOMES, Edenir;  ARAGÓN, Rosane. Como integrar as práticas restaurativas ao currículo escolar: How to integrate restorative practices into school curriculum. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1640. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1640. Acesso em: 19 nov. 2025.