Contribuições do PIBID para a formação docente dos alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Alagoas campus II Santana do Ipanema
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.460Palavras-chave:
PIBID, Formação docente, Ensino de biologia, Ensino de ciênciasResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu em 2007, sob coordenação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com o intuito de incentivar a formação docente, aproximando o processo de formação e a futura atuação, vivenciando a realidade diária da profissão, reafirmando, assim, a sua escolha profissional. Dentre os processos, o programa oferece um número determinado de bolsas às instituições, nas quais os futuros pibidianos devem se inscrever, submetendo seus projetos a serem desenvolvidos durante 18 meses. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do PIBID aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II da Universidade Estadual de Alagoas. A presente pesquisa adotou métodos exploratórios e descritivos. Para obtenção de dados, foi enviado um formulário previamente preparado no Google Forms com 15 perguntas fechadas. Os resultados: Maior participação de alunos do 5º ao 8º período, com idade entre 22 e 26 anos, as escolas estaduais foram as mais beneficiadas pelo programa, sendo essas escolas apresentadoras de falhas na estrutura física, influenciando no desenvolvimento das atividades, embora aumente o interesse pelo ato de exercer a profissão por parte dos participantes, acreditando que o PIBID é uma política pública com contribuições para o curso de Ciências Biológicas da UNEAL assim apresentam pontos positivos, tornando-os preparados para lecionar e indicar o PIBID para os futuros alunos. Por fim, o PIBID é fundamental para o desenvolvimento teórico e prático, com grande impacto na formação dos futuros licenciados em Ciências Biológicas. Desta forma, o programa, como política pública, tem um papel expressivo na transformação e na postura dos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Jessica Ferreira de Matos, Delma Holanda de Almeida (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


