Contribuições do PIBID para a formação docente dos alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Alagoas campus II Santana do Ipanema

Autores

  • Jessica Ferreira de Matos Autor
  • Delma Holanda de Almeida Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.460

Palavras-chave:

PIBID, Formação docente, Ensino de biologia, Ensino de ciências

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) surgiu em 2007, sob coordenação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com o intuito de incentivar a formação docente, aproximando o processo de formação e a futura atuação, vivenciando a realidade diária da profissão, reafirmando, assim, a sua escolha profissional. Dentre os processos, o programa oferece um número determinado de bolsas às instituições, nas quais os futuros pibidianos devem se inscrever, submetendo seus projetos a serem desenvolvidos durante 18 meses. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições do PIBID aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus II da Universidade Estadual de Alagoas. A presente pesquisa adotou métodos exploratórios e descritivos. Para obtenção de dados, foi enviado um formulário previamente preparado no Google Forms com 15 perguntas fechadas. Os resultados: Maior participação de alunos do 5º ao 8º período, com idade entre 22 e 26 anos, as escolas estaduais foram as mais beneficiadas pelo programa, sendo essas escolas apresentadoras de falhas na estrutura física, influenciando no desenvolvimento das atividades, embora aumente o interesse pelo ato de exercer a profissão por parte dos participantes, acreditando que o PIBID é uma política pública com contribuições para o curso de Ciências Biológicas da UNEAL assim apresentam pontos positivos, tornando-os preparados para lecionar e indicar o PIBID para os futuros alunos. Por fim, o PIBID é fundamental para o desenvolvimento teórico e prático, com grande impacto na formação dos futuros licenciados em Ciências Biológicas. Desta forma, o programa, como política pública, tem um papel expressivo na transformação e na postura dos participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22.02.2022

Como Citar

MATOS, Jessica Ferreira de; ALMEIDA, Delma Holanda de. Contribuições do PIBID para a formação docente dos alunos de ciências biológicas da Universidade Estadual de Alagoas campus II Santana do Ipanema. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 2, n. 2, p. 543–553, 2022. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.460. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/332. Acesso em: 17 fev. 2026.