O tratamento da criatividade e inovação nas instituições escolares
O protagonismo do professor no contexto da escola contemporânea.
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.581Palavras-chave:
Criatividade, Compartilhamento, Protagonismo, Educação, InovaçãoResumo
Este artigo investiga como as instituições escolares abordam a criatividade e a inovação no contexto educacional e discorre sobre o papel fundamental do professor nesse processo. A criatividade e a inovação são habilidades essenciais para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, permitindo-lhes enfrentar problemas complexos, pensar criticamente e desenvolver soluções inovadoras. No entanto, muitas escolas ainda apresentam estruturas e práticas pedagógicas que não incentivam ou valorizam adequadamente a criatividade e a inovação. Neste artigo, propõe-se uma reflexão sobre as maneiras pelas quais as instituições escolares podem promover um ambiente propício à criatividade e à inovação. Também nessa pesquisa procurou-se analisar de que maneira é possível criar ambientes de aprendizagem flexíveis, que permitam a exploração e a experimentação. Os professores precisam estar abertos a novas abordagens pedagógicas e dispostos a adaptar suas práticas para atender às necessidades individuais dos estudantes, estimulando sua criatividade e encorajando a busca por soluções inovadoras. Dessa forma, os professores se tornam agentes de transformação social nas instituições escolares, promovendo a criatividade e a inovação como pilares essenciais da educação.
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Copyright (c) 2023 Markelen Dutra (Autor)

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