O domínio das tecnologias de informação e comunicação como contributos para prática do coordenador pedagógico

Autores

  • Amanda Andrade Sancho Graduada em Pedagogia (Faculdade IBRA), Especialisação em Gestão Escolar Integrada (Faculdade IBRA), Neuropsicopedagogia (Faculdade IBRA), cursando Especialização em Novas Tecnologias Educacionais (Faculdade IBRA). Autor
  • Markélen Dutra Especialização em Tecnologia da Educação, Pedagogia Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v8i8.134

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, TICs, Prática Pedagógica

Resumo

Diante da sociedade atual, este artigo almeja proporcionar uma reflexão teórica quanto à incorporação pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na prática do Coordenador Pedagógico enfatizando os contributos das mesmas quando utilizadas adequadamente e de acordo com as demandas da instituição e propósito do PPP. Para tal, usou-se método com tipologia qualitativa reflexiva, nessa perspectiva, foi embasado em autores renomados que contribuem para o melhor entendimento referente à prática pedagógica, tecnologia educacional e cultura do uso pedagógico dos recursos tecnológicos. Os enfoques teóricos abordados apresentaram as potencialidades das TICs na prática pedagógica deste profissional da educação, bem como os desafios para incorporação pedagógica e a relevância da cultura do uso pedagógico em prol da melhoria do funcionamento no cotidiano escolar, outrossim, como apoio na execução das tarefas do profissional referido. Além do mais, observou-se que perante a sociedade contemporânea, a cultura digital, obter recursos tecnológicos não é suficiente para proporcionar transformações. É imprescindível a escola estar sujeita ao novo, a mudanças que são inevitáveis e utilizá-las de forma a viabilizar alterações favoráveis no processo educativo. Logo, mediante aos resultados das análises dos dados coletados, tornou-se nítido o quão é significativo o Coordenador Pedagógico dominar tais recursos, visto que, enquanto articulado, formador do docente e participante ativo dos processos educacionais, percebeu-se que as TICs tendem a contribuir na prática pedagógica do mesmo devido proporcionar agilidade e eficácia. Assim, se faz necessário buscar compreender acerca dessas ferramentas tecnológicas para usufruir de suas potencialidades e propiciar a incorporação pedagógica e efetiva.

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Publicado

22.01.2021

Como Citar

SANCHO, Amanda Andrade; DUTRA, Markélen. O domínio das tecnologias de informação e comunicação como contributos para prática do coordenador pedagógico. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, p. 45–57, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v8i8.134. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/17. Acesso em: 7 set. 2025.